Você está em

Secretários e
Galeria de Ex-Secretários

3. Secretários e Galeria de...
Secretários da

SEA - Secretaria de Estado da Administração

Vânio Boing

Secretario da Administração

Vânio Boing é economista, formado pela UFSC (1987), com Pós Graduação em Economia de Empresas (FEPESE/UFSC-1989), Auditoria (FEPESE/UFSC-1990), e mestrado em Administração pela UDESC (2005). Foi presidente do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina durante o ano de 2023. Atuou como Diretor Superintendente da FUSESC – Fundação CODESC de Seguridade Social por 4 mandatos (1997/2002; 2002/2006; 2010/2014 e 2018/2022). Também foi Professor Universitário das disciplinas Mercado Financeiro e Análise Financeira no período jul/2006 a dez/2009 na Faculdade Estácio de Sá. Foi Presidente em 2005 e 2012 do Instituto Brasileiro de Economia e Finanças/SC – IBEF/SC, e também foi Chefe de Seção, Assessor Técnico da Presidência e Chefe de Departamento de Operações do antigo Banco do Estado de Santa Catarina – BESC, de 1981 a 1997.

Maria Teresinha Debatin

Secretária Adjunta

Possui formação em Gestão de Negócios/Gestão de pessoas e Capacitação gerencial - Dom Cabral de Minas Gerais/UFSC e Administração incompleto pela Univali –Facilitação de Grupo e Facilitação de Consultório pelo CIEPH- Cursos Diversos nas áreas de Administração, liderança e gerenciamento. Atualmente está cursando Gestão Pública na Univali.

Foi funcionária do Banco do Estado de Santa Catarina por 26 anos, dos quais 23 como gerente geral nas agências de Brusque, Guabiruba, Botuverá, São João Batista, Itajaí, Balneário Camboriú, finalizando a carreira como Diretora. Única mulher funcionária a assumir uma Diretoria dentro da Instituição. Também foi diretora da BESCOR- BESC Corretora de Seguros por quatro anos, primeira mulher a ocupar uma Diretoria. Foi diretora da CASAN- primeira mulher a ocupar uma Diretoria. Já trabalhou como diretora da Imprensa Oficial e Editora do Estado de Santa Catarina e do Arquivo Público do Estado entre os anos de 2007 e 2011, sendo também a primeira mulher a ocupar uma Diretoria.
Lá criou o projeto Cem Cópias Sem Custo que virou lei sob o Nº 5.019 e tem por objetivo ajudar o Escritor Catarinense a publicar seus livros a custo zero, e as escolas e bibliotecas públicas a receberem livros para suas bibliotecas também a custo zero. Foi secretária adjunta da Secretaria de Esporte, Turismo e Cultura e presidente da Fundação Catarinense de Cultura. Também atuou como secretária adjunta da Casa Civil do Estado de Santa Catarina, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo em 192 anos de história. Desde janeiro de 2024 ocupa o cargo de secretária adjunta da Secretaria de Estado da Administração.

É presidente da Academia de Letras do Brasil- Seccional de Brusque-SC. É escritora, poetisa e cronista.

Galeria de

Ex-Secretários