Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Servidores convidados a...

Servidores convidados a cursarem Libras para atendimento a pessoas com deficiência auditiva nos órgãos do Estado

Para facilitar o acesso de pessoas com deficiência auditiva aos órgãos e serviços do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Administração, em parceria com a Fundação Escola de Governo ENA e com a Escola Nacional de Administração Pública -ENAP, oferece aos servidores públicos catarinenses o Curso de Introdução a Libras. Com carga de 60 horas de duração, o curso é  gratuito e ministrado em plataforma online na modalidade EAD. A iniciativa de ofertar o curso entre os servidores é da diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da secretaria de Estado da Administração- SEA 

De acordo com a gerente de Políticas e Desenvolvimento de Pessoas da SEA, Mille Anny de Albuquerque Cassol Gesser, o objetivo do curso é difundir a linguagem de Libras entre os servidores, favorecendo a acessibilidade de todos aos órgãos do Estado. “Estamos incentivando que cada órgão indique ao menos um servidor ou pessoa contratada para fazer o curso, e ter capacidade para atender de forma eficiente e especializada o cidadão que chega até os locais públicos precisando de atenção especial às suas demandas. Essa é uma política que tanto o governo federal, quanto estadual estão buscando desenvolver”

O conteúdo do curso de Introdução à Língua Brasileira de Sinais- ou curso de Libras, foi elaborado por meio do projeto de Cooperação Internacional da UNESCO e contou com o apoio do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, por meio da Lei nº 10.436/2002, que legitima as Libras como idioma advindo das Comunidades Surdas Brasileiras e obriga o poder público em geral a adotar formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão dessa língua como meio de comunicação. 

Para fazer o curso é muito fácil, basta acessar o link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/11 e fazer a sua inscrição. 

A disponibilidade para concluir o curso é de 40 dias, com direito a certificado pelo ENAP após a conclusão de todas as atividades.