5. Secretaria do Estado da...

Secretaria do Estado da Administração aborda modelo de excelência em Governança e Gestão Pública durante eventos no Vale e Sul do Estado

A Secretaria do Estado da Administração, através da Coordenação de Gestão Estratégica (COGES/SEA), apresentou o Modelo de Excelência em Gestão – Gestão.gov.br em eventos nos municípios de Blumenau e Criciúma, nos últimos dias 15 e 16 de fevereiro. Durante as palestras, foram abordados o modelo de gestão e os desafios de governança na administração pública municipal nos municípios catarinenses.

O Gestão.gov.br é baseado em sete pilares: estratégia e planos, público-alvo, governança, capital intelectual e processos, sustentabilidade e valor público. Essa estrutura direciona a gestão, através de práticas e valores que aprimoram e efetivam entregas do Governo para à sociedade. A implantação pode ser feita em órgãos, entidades, fundações, autarquias e prefeituras. Além disso, a adoção do modelo é pré-requisito para que órgãos recebam Transferências da União.

Wladimir Dalfovo, coordenador do COGES/SEA falando no microfone para plateia em frente à apresentação
Wladimir Dalfovo, coordenador do COGES/SEA

“O Modelo de Excelência em Gestão é um programa que traz inúmeros benefícios à gestão pública. Traz maiores resultados e otimiza a entrega de projetos para à população. O objetivo é difundir para cada vez mais municípios o Gestão.gov.br e continuar sendo referência no Brasil”, afirma Wladimir Dalfovo, que é coordenador do COGES/SEA, e coordenador de Implementação do Modelo de Excelência em Gestão nos órgãos do Poder Executivo e nos municípios de Santa Catarina.

Implantação do modelo cresce em Santa Catarina

Somente em Santa Catarina, são 34 municípios com o modelo Gestão.gov.br aplicados e mais 29 em aplicação. Já órgãos, são 13 aplicados e 2 em aplicação do modelo. Todos têm sua implantação e coordenação realizados pela Secretaria do Estado da Administração.

Eliza Della Barba (Jornalista)