Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Secretaria de Administração cria...

Secretaria de Administração cria Plano de Compras Públicas 2022

Para garantir ainda mais eficiência nas aquisições públicas, desde 2020 a secretaria de Estado da Administração vem iniciando os anos com o planejamento anual para as compras públicas. A iniciativa, coordenada e elaborada pela diretoria de Gestão de Licitações e Contratos, tem como objetivo garantir o princípio constitucional da eficiência, além de otimizar recursos disponíveis e garantir a oferta de produtos pelos fornecedores, ao longo do ano. 

“Este já é o terceiro ano consecutivo que vamos iniciar com um planejamento pronto e  com uma previsão do que vai ser necessário adquirir pelo Governo Catarinense ao longo de 2022. Conhecer com antecedência o que vai ser adquirido pelo o Governo, nos prepara para possíveis crises, amplia as condições de negociação e contribui para a transparência dos processos e melhoria do gasto público”, disse Karen Bayestorff, Diretora de Licitações e Contratos da SEA. 

As compras públicas são um dos macroprocessos mais transversais do setor público, o que reforça seu caráter estratégico na gestão e seu potencial como indutor de políticas públicas. “ Processos de compras eficientes e ágeis também resultam em melhores entregas para os cidadãos. E facilitar a vida do cidadão tem sido o foco perseguido pelos gestores com a liderança do Governador Carlos Moisés”, disse o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca. 

No Brasil, somados os gastos da administração direta e indireta da União, estados e municípios, esse é um mercado estimado em cerca de meio trilhão de reais por ano. No âmbito internacional, as compras públicas estão inseridas nos debates sobre a integração de blocos econômicos visando à expansão das transações comerciais entre os países, revelando seu papel estratégico no desenvolvimento das nações.

“A visão tradicional das compras públicas evoluiu muito, passando a ser uma estratégia governamental, já que as compras públicas atingem 2% do PIB. O Plano de Anual de Compras Públicas nasceu também para que Governo se planeje melhor, se antecipando, inclusive ao comportamento do mercado”, disse a gerente de Gerente de Planejamento de Compras Públicas, Cintia Zimermann Melo. 

Para acessar o plano de compras na íntegra, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *