Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Secretaria da Administração participa...

Secretaria da Administração participa da Semana do Governo Aberto da Controladoria Geral da União

A Secretaria de Estado da Administração (SEA), através da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos, participou nesta terça-feira (09) da Mesa Política de Dados Abertos e o Futuro da Transparência, da Semana do Governo Aberto. O evento é promovido pela Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Estado de Santa Catarina e os municípios de São Paulo, Osasco e Contagem, e vai até o dia 12 de maio.

A diretora de Gestão de Licitação e Contratos, falou sobre as iniciativas do Governo de Santa Catarina para transparência e promoção da accountability por meio da abertura de dados nas compras públicas. Também abordou os avanços que a SEA está preparando para fornecer o acesso livre e aberto às informações de licitações e contratos.

“As informações sobre os contratos precisam estar disponíveis e de forma clara para a sociedade ter acesso e analisar. Já no próximo dia 01 de julho daremos mais um passo nesse processo de transparência, lançando o Novo Portal de Compras. A plataforma vai promover uma gestão mais transparente, confiável e ágil dos processos de compras do governo estadual”, ressalta a Diretora de Gestão de Licitações e Contratos, Karen Bayestorff.

Semana de Governo Aberto

A Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP) realiza anualmente um evento internacional, cuja data é definida pela própria OGP. Pela segunda vez, a Controladoria-Geral da União (CGU), em colaboração com as autoridades locais, está encarregada de organizar as atividades no Brasil.

Essa iniciativa oferece uma programação online, de 8 a 11 de maio, e também presencial no dia 12 de maio, na cidade de São Paulo (SP), com o objetivo de fortalecer os esforços para promover governos mais abertos e incentivar a participação e o engajamento da sociedade civil.

As palestras, painéis e oficinas abordarão temas como participação social, dados abertos, transparência, integridade e responsividade na gestão pública, entre outros. O foco estará nas experiências governamentais e da sociedade.

As mesas de discussão serão transmitidas ao vivo pelo canal da CGU no YouTube.