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SEA presta consultoria para implementação de Modelo de Excelência em Gestão

25 DE NOVEMBRO DE 2019

Em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda, coordenadora da Rede + Brasil e responsável pela estratégia e operacionalização da captação de recursos de transferências voluntárias, a Secretaria de Estado da Administração vem realizando um trabalho inovador para fortalecer a gestão dos órgãos e entes estaduais. 

 

A Secretaria, por meio de consultorias, orienta a implementação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG -Tr), proposto pelo Ministério da Economia. O Modelo visa ajudar os órgãos e entidades do estado a elevar a maturidade da gestão institucional. A missão de difundir as boas práticas e melhoria da gestão pública está a cargo da Coordenadoria de Gestão Estratégica, em articulação com o escritório de Processos da SEA.

 

De acordo com o Secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, “Nós, da Secretaria de Estado da Administração, como órgão especialista em Gestão Pública, nos esforçamos para elevar a maturidade da gestão de todo o Executivo Estadual. O Modelo de Excelência em Gestão para Transferências é uma diretriz do Ministério da Economia e é composto por fundamentos que abrangem a gestão das organizações públicas de forma ampla, integrada, inovadora, simples e efetiva. É preciso qualificar o gasto público – o que só ocorre com melhoria da gestão, e o MEG -Tr é uma das contribuições da SEA para este esforço do Governo”. 

Júnia Soares, coordenadora de gestão, explica que esta iniciativa da SEA surgiu da necessidade dos órgãos e entidades de Santa Catarina se qualificarem para a captação de Recursos Federais por meio de Transferências Voluntárias da União. Júnia esclarece que a adesão ao Modelo (MEG-Tr) está fundamentada na Portaria N° 66/2017 e na Instrução Normativa nº 05/ 2019 do Ministério da Economia.

 

“Desde agosto deste ano estamos trabalhando com consultorias às Instituições por meio de reuniões, cursos, oficinas e orientações, tudo de forma gratuita, para ajudar os órgãos e entidades do Estado a aderirem ao Modelo de Excelência em Gestão para Transferências. Assim, contribuímos para que possam acessar recursos de convênios e contratos, aumentado a efetividade das políticas públicas e a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade, ” afirmou Júnia.

 

Atualmente a SEA está trabalhando em parceria com a SEF, SDE, EPAGRI, CIDASC, FAPESC, UDESC e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, mas traça metas para atingir as demais áreas. “Nossa expectativa para o próximo ano é abranger todos os órgãos e entidades do Estado que captam recursos federais, que já vem demonstrando interesse na consultoria e em aplicar o Modelo” explica.

O Modelo

 

O Modelo de Excelência em Gestão (MEG-Tr) é composto por padrões de referência para a gestão organizacional, com a integração e compilação de boas práticas de gestão, visando o aprimoramento organizacional, além do aperfeiçoamento dos fluxos e práticas e o aumento da capacidade de geração de valor do órgão/entidade. De acordo com a Portaria Federal, para a nova fase de captação de recursos federais por meio de transferência voluntárias, já a partir do próximo ano, deverão adotar o Modelo de Gestão os órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Federal, bem como Estados, Distrito Federal e Municípios.

 

Os Fundamentos da Gestão para Excelência são um conjunto de valores e princípios que revelam padrões internalizados nas organizações Classe Mundial (organizações consideradas entre as melhores do mundo em gestão) e reconhecidos internacionalmente, expressos por meio de seus processos e, sobretudo, pelos resultados que obtêm. Uma organização é considerada excelente quando atende de forma equilibrada a todos os fundamentos, refletindo um grau de maturidade elevado em seu sistema de gestão.


 

Arte: Representação Gráfica MEG-tr/Coord. de Gestão Estratégica

Fotos: Coord. de Gestão Estratégica

Texto: Rafaela Gesser

Assessoria de Comunicação 

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