5. Santa Catarina integra movimento...

Santa Catarina integra movimento mundial para uso de dados na gestão pública

11 DE OUTUBRO 2019

A participação do Governo do Estado no evento promovido pela Social Good Brasil e realizado no Sapiens Park, em Florianópolis, representa a integração do  Executivo estadual ao Movimento Data for Good, que visa o emprego da tecnologia e de dados para embasar políticas públicas que impactem positivamente a vida das pessoas, e que fomentem a tomada de decisões dos gestores públicos. O movimento, de abrangência mundial, reuniu representantes de diversos estados brasileiros, além de representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas de Santa Catarina.

A integração do Governo catarinense ao movimento Data for Good acontece por meio de um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Estado da Administração. Durante abertura do evento, o secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca, falou da importância do uso de dados para o trabalho dos gestores públicos, buscando impactar positivamente a vida dos cidadãos. “Trabalhamos com a educação das crianças, com a saúde, a segurança das pessoas e as decisões dos gestores precisam ser tecnicamente fundamentadas. Para isso, o uso dos dados e de ferramentas tecnológicas que nos ajudem na leitura dessas informações são importantes para um trabalho que gere resultados eficazes”, disse.

Já neste primeiro encontro foi estabelecido um cronograma de ações que serão adotadas gradativamente pelo Estado. “O intuito é disponibilizar aos gestores públicos uma fonte integrada de informações que seja base de estudo para tomada de decisões. Com esta “inteligência de dados” disponível podemos esperar maior assertividade e eficiência nas decisões”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da SEA, Félix Fernando da Silva.

Texto e Fotos: Krislei Oechsler