5. Saiba mais sobre o...

Saiba mais sobre o nidus -laboratório de inovação de santa catarina

20 DE FEVEREIRO DE 2020

Nidus, ninho em latim, é o nome do primeiro laboratório do País em inovação de Governo criado dentro de um ambiente de startups e grandes corporates. Com atuação voltada à busca de soluções tecnológicas para lacunas de gestão e agregar mais eficiência à administração pública, o laboratório funciona junto à sede da Associação Catarinense de Tecnologia, em Florianópolis, eleita a melhor hub de inovação do Brasil no último Startup Awards. Além disso, somente em 2019, a Acate agregou mais de 300 novas empresas, atingindo o mercado de inovação com mais de mil associados. Durante a inauguração, em dezembro de 2019, o governador do Estado, Carlos Moisés, e os secretários de governo assinaram lampadas, num alusão às primeiras ideias que passaram a integrar o Nidus.

“O laboratório foi concebido para alavancar a solução de pendências em todas as áreas do Executivo com uso da tecnologia, além de facilitar o acesso das pessoas aos serviços prestados pelo Estado, com mais agilidade e menos burocracia“, explica o secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

Como funciona o Nidus

Utilizando a metodologia do LinkLab da Acate, a cada semestre são selecionados novos desafios, mediante necessidades já mapeadas pelos órgãos estaduais, os quais iniciam a incubação de soluções dentro do Nidus. Os problemas são dispostos às startups e as melhores propostas de solução são apresentadas e analisadas para, posteriormente, serem incorporadas pelas instituições do governo.

“A principal novidade do Nidus é sua inserção no ecossistema de inovação catarinense. Estamos seguindo os mesmos passos de grandes empresas que já perceberam a oportunidade de se associarem às startups para construção de soluções inovadoras para seus problemas. O Governo do Estado de Santa Catarina é agora uma das grandes corporates que integram o LinkLab da Acate, “disse o secretário Tasca.

Coordenado pela diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, o Nidus foi concebido para atender as demandas mais urgentes do governo. “É mesmo uma espécie de ninho de inovações. Os desafios são traçados e as estratégias são desenhadas e postas em prática antes da instituição alçar voo sozinha para atender a população com as novas metodologias“, disse o diretor Félix Fernando da Silva.  A Polícia Militar foi a primeira instituição a fazer parte do programa, visando melhorar ainda mais os serviços de segurança pública oferecidos aos catarinenses.

Foto: Maurício Vieira/SECOM

Marco em Compras Públicas garante contratação de inovação

Entretanto, a inserção do Nidus dentro do ambiente do Linklab não garante a contratação das soluções apresentadas. A nova metodologia trouxe um desafio a mais para a gestão das compras públicas do estado: em um contexto de mercado cada vez mais dinâmico, como especificar produtos e serviços para solucionar os problemas da administração pública?

“Nas licitações o produto ou serviço a ser adquirido é conhecido pela administração, na aquisição de soluções inovadoras não conhecemos qual produto ou serviço contratar para equacionar aquele problema. Por isso, invertemos a lógica. Agora, nós apresentamos para o mercado os problemas e as empresas competem entre si para nos apresentarem as melhores soluções“, disse a diretora de Gestão de Licitações e Contratos da secretaria da Administração, Karen Bayestorff.

Para garantir a legalidade, a isonomia e a transparência necessárias às aquisições públicas, a Gerência de Governança e Inovação em Compras Públicas da secretaria conduziu os estudos que resultaram na elaboração de um marco legal inédito para aquisição de soluções inovadoras. “A elaboração do marco legal foi fundamentada em experiências nacionais e internacionais, para garantir segurança e agilidade ao gestor na aquisição de inovação”, explica a gerente Carla Giani da Rocha.

O modelo foi apresentado para os órgãos de controle, como Ministério Público e Tribunal de Contas, e para startups e outros representantes do ecossistema de inovação. “Desde o início procuramos ouvir todos os stakeholders, apresentando a proposta em seminários, eventos e reuniões, a fim de que o modelo pudesse atendesse a todos”, afirma Carla Giani da Rocha. O documento final está em fase de minuta para publicação.

“ Por fim, o Nidus trouxe um esforço coletivo e simbiótico de todo o governo, num trabalho integrado com a iniciativa privada, em que todos tem o objetivo único de facilitar a vida das pessoas“, disse Tasca.

Texto e fotos: Krislei Oechsler