Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Modelo de gestão adotado...

Modelo de gestão adotado por governo de SC é apresentado em Congresso Internacional

3 DE SETEMBRO 2019

A gestão pública por meio de indicadores de resultado é uma inovação no governo de Santa Catarina e virou tema de painel no III Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público, que acontece até amanhã, no teatro Pedro Ivo em Florianópolis. Nesta tarde, o Coordenador de Planejamento da Secretaria de Estado da Administração, Giovani Cardoso Pacheco, foi convidado a integrar o painel “Planejamento Estratégico e Planos de Desenvolvimento do Setor Público” para apresentar o modelo catarinense de gestão pública.

 

Durante a exposição, Pacheco abordou a administração estratégica, explicou como a gestão por indicadores de resultados foi construída. “Todas as secretarias do governo do Estado participaram da construção dos indicadores, em mais de 150 reuniões de trabalho. Posteriormente, tudo foi validado pelo Governador Carlos Moisés,” afirmou.

 

De acordo com o coordenador, o modelo parte de quatro grandes pilares, que se dividem entre as áreas de atuação destas problemáticas, que por sua vez, se subdividem em indicadores. Pacheco explica que as áreas não foram divididas por pastas, pois a proposta do governo é justamente transversalizar as demandas da sociedade entre uma ou mais secretarias correlacionadas ao tema. “Um exemplo é a questão do saneamento básico, que é de interesse da Infraestrutura, da Saúde, da Assistência Social, do Desenvolvimento Socioeconômico e da Casan, sendo assim, essas áreas deverão trabalhar em conjunto para atingir os objetivos propostos para o indicativo do saneamento e melhorar este índice no Estado” afirma. De acordo com esta proposta, todos os 266 indicadores deverão ser medidos e melhorados de forma transversal e plural entre as secretarias do governo estadual.

 

O Painel, mediado pelo professor Ademar Dutra da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, contou ainda com a palestra do professor de economia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Dr. Silvio Antônio Ferraz Cario, intitulada “Estratégias de Formulação e Implantação”, que trouxe o papel do Estado no desenvolvimento econômico e a importância do planejamento do governo a longo prazo.

O Cidesp

 

O Congresso Internacional de Desempenho do setor público abriu na tarde desta segunda-feira, 02, no Teatro Pedro Ivo em Florianópolis a sua terceira edição. A troca de saberes e experiências entre estudantes, pesquisadores, e profissionais que atuam na gestão púbica em diferentes áreas é uma parceria entre a Fundação Escola de Governo ENA, Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina; UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina; UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

Na abertura do evento, o Secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, destacou a importância dos temas abordados. “Discutir o desempenho no setor público é uma grande oportunidade de buscar soluções para melhoria da gestão. O Governo do Estado de Santa Catarina está alinhado a esta proposta e focado em uma gestão por resultados” disse.

O evento acontece entre os dias 2, 3 e 4 de setembro, com programação no Teatro Pedro Ivo e dependências da Secretaria de Estado da Administração – SEA. A programação do congresso abrange palestras e painéis com especialistas em diferentes temas relacionados à gestão pública, além apresentação de trabalhos acadêmicos e de relatos de práticas em gestão.

 

 

 


Texto e Fotos: Rafaela Gesser

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Administração

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centro Administrativo Rodovia SC 401 KM 5 nº 4.600 Saco Grande II. Caixa Postal 138 Florianópolis - SC. CEP 88032-000 - Brasil. Telefone: (48) 3665-1400 Horário de Expediente Administrativo: Das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira (Decreto N° 1.410 de 18 de dezembro de 2017) E-mail para contato: site@sea.sc.gov.br