Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Inquérito Eletrônico é o...

Inquérito Eletrônico é o novo desafio lançado pelo Nidus- Laboratório de Inovação do Governo Catarinense

Buscar agilidade na conclusão e na tramitação, com diferentes níveis de acesso às informações sigilosas que compõem os inquéritos policiais eletrônicos, peças que configuram as investigações da Polícia Civil catarinense, são os objetivos do novo desafio lançado pelo Nidus- Laboratório de Inovação do Governo do Estado. 

Atualmente, são mais de 300 mil processos concluídos por ano pela Polícia Civil. Como há passos diferentes nas tramitações e com a necessidade do sigilo das informações, nosso desafio é buscar soluções que possam aumentar a segurança das informações entre os que operam os processos e agilizar a conclusão das investigações, dadas pelos inquéritos, explicou Luana Bayestorff, gerente do Nidus. 

Um primeiro encontro entre a equipe do Nidus e cerca de 150 policiais civis foi realizado para sensibilizá-los a respeito das atividades realizadas pelo laboratório e das possibilidades viáveis de melhorias dos processos de trabalho com adoção de estratégias de inovação. 

Incubação de Ideias

A busca pelas soluções já foi publicada no site do Nidus. Agora, com a ajuda das startups do ecossistema de inovação da ACATE e do hub catarinense de inovação, as propostas de melhorias serão analisadas, testadas e validadas pela Polícia Civil. 

O laboratório de inovação em governo, Nidus, além de fomentar a inovação no serviço público, agilizando entregas e serviços, atua em parceria com outros setores e órgãos para agilizar processos internos e buscar eficiência no serviço público. 

“Antes das soluções serem adotadas pelas instituições, é aplicado o ciclo de inovação aberta, que prevê, mapeamento, prospecção de startups, piches,  validação e testes das soluções apresentadas (estudo técnico). Ciclo necessário para captação  de todas as informações, necessárias todos os requisitos técnicos da solução e escolha das melhores alternativas de mercado antes da contratação pelo órgão  ”, conclui Luana Bayestorff. 

O desafio ficará aberto até 14 de janeiro de 2022 para inscrição das possíveis soluções. Mais informações em: https://nidus.sea.sc.gov.br/policia-civil-do-estado-de-sc/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *