Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Governo promove encontro sobre...

Governo promove encontro sobre normativa que destina vagas de emprego a mulheres vítimas de violência

6 DE NOVEMBRO DE 2019

A Secretaria de Estado da Administração e a de Desenvolvimento Social promoveram um encontro sobre a Instrução Normativa 09/2019 nesta quarta-feira, 6. As novas diretrizes preveem a destinação de até 5% das vagas de mão de obra terceirizada do Estado a mulheres vítimas de violência. A expectativa é que as primeiras contratações sejam efetivadas ainda neste ano nas secretarias que estão em fase de renovação de contratos.

 

“Estamos numa fase de revisão destes contratos com serviços terceirizados, por isso é necessário sensibilizar os envolvidos, além de ouvir sugestões e buscar aprimoramentos para que a política proposta possa ser implantada com sucesso em todo estado”, disse a gerente de Governança e Inovação em Compras Públicas da Secretaria de Estado da Administração (SEA), Carla Giani da Rocha.

Durante o evento, a diretora de Gestão de Licitações e Contratos da SEA, Karen Bayestorff também abordou a importância das estratégias do Governo em usar o poder de compra para fortalecer e promover políticas públicas que impactem positivamente a vida das pessoas. “As normativas já estão editadas e nos dão a legitimidade para agir, agora o movimento é a sensibilização e o envolvimento de todos para que as iniciativas possam sair do papel e gerar resultados” disse.

 

As alterações propostas foram apresentadas às empresas fornecedoras e aos servidores que atuam como fiscais de contratos, para que  possam a ser implementadas à medida que novos contratos sejam reafirmados.

 

Lançada neste ano pelo governador Carlos Moisés, durante a campanha Agosto Lilás, a normativa visa a fortalecer os vínculos profissionais das mulheres vítimas de violência para que possam ser independentes financeiramente.

 

Na abertura do evento, o secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca, falou das iniciativas do Governo para inovar na gestão pública e aproximar o Estado das pessoas. A secretária de Desenvolvimento Social, Maria Elisa De Caro, disse que a iniciativa foi muito bem recebida pela equipe envolvida com o acolhimento e encaminhamentos destas mulheres. “É gratificante perceber quando as iniciativas surtem resultados positivos e transformam a vida das pessoas. O que essas mulheres precisam, muitas vezes, é de novas oportunidades profissionais para seguirem a vida e recuperarem a dignidade”, disse.

Como funciona o programa


Enquanto a Secretaria da Administração regula as estratégias e os termos que devem constar nos contratos com as empresas terceirizadas, a Secretaria de Desenvolvimento Social estabelece os critérios para seleção e encaminhamento das mulheres para as vagas, de acordo com o perfil profissional de cada uma.

 

Assim, quando uma pasta apontar a necessidade de contratação de mão de obra terceirizada, o edital já vai apontar as vagas a serem preenchidas pelas mulheres em situação de vulnerabilidade social, de acordo com o tipo de serviço a ser executado e com o local de atuação profissional.

 


Texto e Fotos: Krislei Oechsler

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Administração

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centro Administrativo Rodovia SC 401 KM 5 nº 4.600 Saco Grande II. Caixa Postal 138 Florianópolis - SC. CEP 88032-000 - Brasil. Telefone: (48) 3665-1400 Horário de Expediente Administrativo: Das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira (Decreto N° 1.410 de 18 de dezembro de 2017) E-mail para contato: site@sea.sc.gov.br