Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. DSAS: Implantação da Rede...

DSAS: Implantação da Rede de Saúde Ocupacional dos servidores avança para outros órgãos

18 DE DEZEMBRO 2019

A diretoria de Saúde do Servidor, por meio da gerência de Saúde do Servidor, vem atuando para implementação do Programa Estadual de Saúde Ocupacional em todos os órgãos do Executivo. As ações estão voltadas à saúde e segurança dos servidores, a destacar a implantação das Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) nos diferentes órgãos.

Atualmente, Cipas já foram implantadas na secretaria da Administração e, nesta terça-feira, 17, mais uma Cipa foi implantada no Estado. Dessa vez, os servidores foram eleitos e designados para atuarem na secretaria de Estado da Educação. A votação aconteceu no dia 5 de dezembro, conforme regulamenta o Manual de Saúde do Servidor. 

O titular da Educação, Ramiro Marinho Costa, e os suplentes, Mereanice Correia e Alberi Leopoldo Adriano, são os representantes eleitos, e o presidente designado é o servidor João José de Souza Júnior. A comissão vai atuar na prevenção e mitigação de acidentes no ambiente de trabalho dos servidores da Educação, na sede central da pasta, na Capital.

A gerente de Saúde do Servidor da Secretaria da  Administração, Mariana Vieira Vilarinho, explica que a atuação de servidores da Educação na prevenção aos acidentes de trabalho, por meio da Cipa, constitui parte da Rede de Saúde Ocupacional, sendo fundamental para promoção da saúde dos professores e demais servidores. “A Educação, historicamente, seja pela tipicidade do trabalho executado ou pelo número de servidores que atuam na pasta, é a área que mais soma afastamentos por motivos de saúde. Por isso a participação e o engajamento da pasta são fundamentais”.

 

A implantação da Cipa na Educação foi acompanhada pelo engenheiro André Labanowski Júnior, da Gerência de Saúde do Servidor da Secretaria de Estado da Administração (SEA). “Felizmente, desde 2009, quando se estabeleceu o Manual de Saúde do Servidor, pela primeira vez os gestores da Educação demonstram interesse sobre a visão preventiva, já que muitas vezes, ele não olha para si quando está realizando a sua atividade”, avaliou.

 

O presidente da Cipa, João José de Souza Júnior, afirmou seu compromisso, ressaltando que a saúde é o maior bem e que pretende difundir entre os colaboradores do órgão central a importância de não protelarem o autocuidado e a prevenção relacionada ao ambiente de trabalho.

Texto: Krislei Oechsler- SEA e Sicilia Vecchi- SED

Fotos: Secretaria de Estado da Educação

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Administração

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centro Administrativo Rodovia SC 401 KM 5 nº 4.600 Saco Grande II. Caixa Postal 138 Florianópolis - SC. CEP 88032-000 - Brasil. Telefone: (48) 3665-1400 Horário de Expediente Administrativo: Das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira (Decreto N° 1.410 de 18 de dezembro de 2017) E-mail para contato: site@sea.sc.gov.br