5. Arquivo Público do Estado...

Arquivo Público do Estado realiza roda de conversa sobre pesquisa em arquivo e a construção de histórias

Seis mulheres sentadas atrás de uma mesa. Ao fundo, um slide show com apresentação.

A Secretaria de Estado da Administração (SEA), através do Arquivo Público (APESC), realizou nesta sexta-feira (02), roda de conversa “As Histórias Veladas: Experiências de Pesquisas”, no Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC. O evento, aberto ao público, faz parte da programação especial do APESC para a 7ª Semana Nacional de Arquivos.

Participaram da roda a historiadora e servidora do Arquivo Público Juçara Wollf (como mediadora do evento), as professoras Dra. Beatriz Mamigonian (Departamento de História da UFSC), Dra. Viviane Trindade Borges (Departamento de História da UDESC) e Dra. Eva Cristina Leite da Silva (Departamento de Arquivologia da UFSC), juntamente com suas orientandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, a doutoranda Priscila Rosa Martins e a mestranda Déborah Lopes Conceição. Durante o encontro, as pesquisadoras apresentaram suas experiências de pesquisa em arquivos e discutiram o uso das fontes arquivísticas para a construção de histórias de vidas veladas.

“A roda de conversa ‘As Histórias Veladas: Experiências de Pesquisas’ foi um momento enriquecedor de reflexão sobre o poder das fontes arquivísticas na construção de narrativas históricas mais inclusivas. Convidamos o público para participar da próxima roda de conversa que acontecerá na segunda-feira (05), na APESC”, fala o diretor do Arquivo Público, Rodrigo Beirão.

Para assistir a roda de conversa “As Histórias Veladas: Experiências de Pesquisas”, acesse o link.

Para saber mais sobre a programação especial do APESC para a 7ª Semana Nacional de Arquivos, acesse o link.