5. Arquivo Público do Estado...

Arquivo Público do Estado realiza ação educativa para alunos da rede estadual de Joinville

A Secretaria de Estado da Administração, através do Arquivo Público de Santa Catarina (APESC), promoveu nesta segunda-feira, 26, mais uma edição do projeto “Escola Vai ao Arquivo”. Cerca de 50 estudantes da rede estadual de Joinville tiveram a oportunidade de visitar o APESC e explorar registros e documentos históricos, enriquecendo seu conhecimento sobre a história de Santa Catarina e da própria cidade.

Durante a visita, os alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Professor Germano Timm receberam informações sobre a importância dos arquivos para a compreensão da história e identidade de um povo. Entre os documentos analisados pelos estudantes, destacaram-se registros históricos relacionados à cidade de Joinville. Juçara Wolff, gerente de Arquivo Permanente, explicou: “Selecionamos arquivos que retratam a história da cidade deles, com o objetivo de promover a identificação com o acervo e proporcionar um aprendizado mais aprofundado sobre o passado do município em que vivem”.

A Escola Vai ao Arquivo

“A Escola Vai ao Arquivo” é uma iniciativa que incentiva a visita de estudantes ao Arquivo Público do Estado, proporcionando uma experiência única e enriquecedora para compreender a história e a importância dos documentos arquivísticos. Essas ações educativas contribuem para despertar o interesse pela preservação do patrimônio histórico e cultural, além de estimular o senso crítico e a pesquisa entre os jovens.

O Arquivo Público do Estado está aberto à comunidade educacional e convida outras escolas a participarem da iniciativa. O agendamento de visitas pode ser feito pelo e-mail contato: gearp@sea.sc.gov.br.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – SEA
Eliza Della Barba (Jornalista)