Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Arquivo Público de Santa...

Arquivo Público de Santa Catarina é administrado pela Escola de Governo ENA

15 DE AGOSTO 2019

Desde a entrada em vigor da Reforma Administrativa do Governo Carlos Moisés, Lei Complementar 741/2019, o Arquivo Público de Santa Catarina passou a estar vinculado à Fundação Escola de Governo- ENA.

Assim, todos os assuntos relacionados à pesquisa, acervo bibliográfico e histórico, além das demandas de ensino e capacitação profissional dos servidores, passaram a ser gerenciados pela fundação.

A ideia do Governo foi concentrar na ENA toda essa demanda e aperfeiçoar a escola como fomentadora do ensino e pesquisa documental.

 

Atualmente, o Arquivo Público ocupa um prédio no bairro Saco dos Limões, na Capital. A intenção da ENA é trazer o Arquivo para uma área de melhor acesso aos pesquisadores e estudantes. Um prédio no bairro Capoeiras esta sendo reformado para abrigar provisoriamente o Arquivo Público, até que uma sede definitiva seja reformada, no Centro da Cidade, no antigo colégio Antonieta de Barros.

 

Acervo:

 

O Arquivo Histórico possui um acervo com cerca de 2.500 metros lineares de documentos, o que corresponde, aproximadamente, a 130 mil códices/livros ou 6 milhões de folhas de registros, que estão organizados em mais de 200 conjuntos documentais.  Dedica-se à gestão, preservação e difusão da documentação que registra a história administrativa de Santa Catarina desde o século XVIII, garantindo o acesso aos documentos públicos e históricos de interesse da sociedade. Há ainda, um acervo cartográfico de mais de 4 mil mapas, plantas e croquis, 9 mil imagens iconográficas, 700 materiais multimeios e uma Biblioteca de Apoio que acomoda mais de 5 mil volumes bibliográficos textuais, dentre eles obras raras datadas entre 1752 e 1959.

Para acessar o Arquivo Público, clique aqui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centro Administrativo Rodovia SC 401 KM 5 nº 4.600 Saco Grande II. Caixa Postal 138 Florianópolis - SC. CEP 88032-000 - Brasil. Telefone: (48) 3665-1400 Horário de Expediente Administrativo: Das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira (Decreto N° 1.410 de 18 de dezembro de 2017) E-mail para contato: site@sea.sc.gov.br