5. Alunos de graduação e...

Alunos de graduação e mestrado da Udesc buscam soluções para demandas do Governo em parceria com a Administração Pública

2 DE SETEMBRO 2019

Alunos do curso de Administração Pública e mestrandos em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC têm a oportunidade de fazer parte das ações do Governo do Estado de Santa Catarina, propondo melhorias para demandas em diversas áreas. A ação é resultado do Projeto Consultoria Disciplinar, uma parceria entre a UDESC, a Secretaria de Estado da Administração (SEA) e o Escritório de Projetos do Estado de SC (EPROJ), ligado ao gabinete do Governador.

A iniciativa partiu de uma demanda do Governador junto à UDESC, em reunião de colegiado, para viabilização de projetos onde os alunos pudessem auxiliar no desenvolvimento de ações de melhorias no âmbito do Governo do Estado, cabendo a SEA o desenvolvimento e o acompanhando dos trabalhos com os professores e alunos. De acordo com o Coordenador do Escritório de Gestão de Processos (EPROC), Marcelo Eduardo Schubert, o trabalho começou com o levantamento das demandas dos órgãos e entidades de Santa Catarina. “Por meio de formulário eletrônico, diferentes áreas do Estado preencheram um escopo das suas principais demandas. A partir daí, os professores das disciplinas envolvidas no projeto selecionarão o que efetivamente irão desenvolver com as turmas” explicou.

Com as demandas definidas e divididas, o próximo passo é aproximar os alunos das demandas mapeadas. Esta semana (26/08) os alunos começaram a realizar o estudo técnico, para que no final de novembro, possam apresentar proposições para os problemas detectados. “Se viáveis ao Estado, estas soluções poderão ser de fato implementadas nos órgãos” afirma Marcelo.

Ao todo foram encaminhadas 66 demandas, de 17 órgãos, entregues à Universidade, que dividiu os escopos entre as disciplinas pertinentes a cada área de atuação: Gestão de Sistemas de Informação (3° Termo); Plataformas de Sistemas de Governo: Estado Virtual (7° Termo); Análise de Políticas Públicas (Programa de Mestrado) e Contabilidade Pública (5° Termo). O professor de cada disciplina irá coordenar as ações e o desenvolvimento do projeto e serão acompanhados pelas equipes do EPROJ e do EPROC a fim de auxiliar as interações com os órgãos, quando necessário.

De acordo com o Secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, o principal objetivo deste projeto é aproximar os alunos da realidade de gestão do Estado. “Independente das propostas serem viáveis para implantação, o objetivo a ser cumprido é permitir que estudantes possam participar ativamente das ações do Governo”, comentou.

Fotos: Marcelo Shubert

Texto: Rafaela Gesser