5. Alunos da Udesc apresentam...

Alunos da Udesc apresentam soluções para demandas do Estado por meio do Projeto Consultoria de Disciplina

21 DE NOVEMBRO DE 2019

Começou na tarde hoje, 21, as apresentações das soluções e os mapeamentos e análises que os alunos de graduação e mestrado da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC realizaram durante o segundo semestre deste ano para o Projeto Consultoria Disciplinar, uma parceria entre o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da UDESC (ESAG), com a Secretaria de Estado da Administração (SEA) e o Escritório de Projetos do Estado de SC (EPROJ), ligado ao gabinete do Governador.

O Secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, participou do evento nesta tarde, destacando que a administração pública e a universidade devem se aproximar e integrar um sistema mútuo de parceria “A academia tem que ir para o mundo real, e aproximar seus alunos das demandas e necessidades da esfera pública. Assim os alunos contribuem de forma efetiva com a melhoria da gestão e o Estado contribui em igual medida com a formação daquele acadêmico” ressaltou.

De acordo com o Reitor da UDESC, Professor Marcos Tomasi, a integração entre universidade e governo nunca esteve tão forte e ressaltou a seriedade com que o projeto foi conduzido. “Nós saímos da Universidade e viemos buscar desenvolver trabalhos onde as demandas estão acontecendo, e isso é muito rico, pois podemos debater o mundo real dentro da vida acadêmica”

O Projeto, que nasceu por uma iniciativa da SEA, abrangeu diversos órgãos e entidades do executivo Estadual, e envolveu professores e alunos do Curso de Graduação em Administração Pública e do Mestrado Profissional em Administração. Ao todo foram 65 demandas, de 17 órgãos, entregues à Universidade, que dividiu os escopos entre as disciplinas pertinentes a cada área de atuação: Gestão de Sistemas de Informação (3° Período); Plataformas de Sistemas de Governo: Estado Virtual (7° Período); Análise de Políticas Públicas (Programa de Mestrado) e Contabilidade Pública (5° Período).

De acordo com o Coordenador do EPROC, Marcelo Eduardo Schubert, o trabalho começou com o levantamento das demandas dos órgãos e entidades de Santa Catarina. “Por meio de formulário eletrônico, diferentes áreas do Estado preencheram um escopo das suas principais demandas. A partir daí, os professores das disciplinas envolvidas no projeto selecionaram o que efetivamente seria desenvolvido com as turmas” explicou.

Os alunos tiveram orientações e informações de dados, além de visitas técnicas aos órgãos/entidades escolhidos, para desenvolver as soluções que podem ajudar na gestão pública do Estado. Hoje iniciou-se a etapa da apresentação dos trabalhos realizados com as demandas que a disciplina Análise de Políticas Públicas do Mestrado Profissional, ministrada pelo Professor Leonardo Secchi.  As apresentações continuam na segunda-feira, dia 25 no auditório da ESAG, na UDESC.

Texto e Fotos: Rafaela Gesser