Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Servidores participam de encontro...

Servidores participam de encontro remoto sobre estratégias de prevenção e enfrentamento à Covid-19

 

Por iniciativa da gerência de Saúde do Servidor, ligada à diretoria de Saúde da secretaria de Estado da Administração, nesta quinta-feira 25, cerca de 40 servidores que integram a Rede de Saúde do Servidor, (representantes da Rede de Saúde Ocupacional e designados para composição das CIPAs- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), se reuniram de forma remota para debaterem estratégias de prevenção e enfrentamento à Covid-19 no ambiente de trabalho.

 

“Desde que começamos a reestruturar a rede de Saúde do Servidor, sentimos necessidade de buscar informações e assuntos relacionados ao cotidiano dos servidores. Como estamos em meio à pandemia de Covid-19, com aumento considerável na curva de transmissão do vírus, o encontro foi fundamental para que pudéssemos atualizar os servidores sobre algumas características dessa fase que estamos vivendo em Santa Catarina e aumentar a prevenção da doença entre os servidores”, disse Mariana Vieira Vilarinho, gerente de Saúde do Servidor e organizadora do encontro.

 

Durante a reunião, foram repassadas instruções normativas no contexto da pandemia, além de explicações sobre uso correto e importância da adoção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) nos ambientes de trabalho durante toda a atuação presencial. Os cuidados devem ser extensivos a todos os servidores, mesmo para os que não atuam nas áreas da Saúde, Segurança ou outras, consideradas essenciais e que estariam mais expostos ao vírus.

 

A Rede de Saúde do Servidor, nos órgãos com menos de 250 integrantes é formada por representantes da Rede de Saúde Ocupacional e designados de CIPAs. Já nas pastas com mais servidores, como Educação, Saúde, Fazenda entre outras, a saúde ocupacional é composta por servidores que integram equipes multiprofissionais.

 

A atuação dos servidores nas áreas de saúde ocupacional é amparada por legislação própria, (Lei n. 14.609/2009, Manual de Saúde Ocupacional), pelo  – Decreto n. 2.709/2009-  e Instrução Normativa n. 8/2019.

Na foto, servidores da Fesporte participando do evento de forma online.