Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Servidores da SEA precisam...

Servidores da SEA precisam se cadastrar em sistema de reconhecimento facial

A Secretaria de Estado da Administração está realizando testes com tecnologias inovadoras e avançadas. Uma delas é o reconhecimento facial para controle de acesso ao bloco.  Desde meados de fevereiro, a catraca por reconhecimento digital vem sendo testada na entrada da SEA, localizada no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Agora a Diretoria de Tecnologia e Inovação, por meio da Gerência de de Infraestrutura e Segurança da Informação que está coordenando o projeto junto com o Laboratório de Inovação NIDUS, entra na fase de cadastramento dos servidores da pasta. Todos os servidores e colaboradores que acessam o prédio da SEA devem entrar neste LINK para envio dos dados solicitados e de uma foto, para cadastramento no sistema. A foto deve ser em padrão “selfie”, sem maquiagem e sem sorriso, com fundo branco, e em formato jpg. O tamanho máximo da foto deverá ser de 75 Kb.

Como funciona

Assim que passar pelo equipamento, a catraca faz a leitura dos traços faciais da pessoa (mesmo estando com máscara de proteção à Covid-19) e também afere a temperatura corporal. Se o cadastro estiver ativo e a pessoa estiver sem febre, a catraca é liberada permitindo o acesso.

O equipamento também pode ser usado para liberação em estacionamentos mediante cadastramento de veículos e reconhecimento de placas, porém ainda não trata de controle de horas trabalhadas, servindo para segurança dos órgãos públicos e permitindo comunicação com outros sistemas digitais de acesso.

Foto: Luana Bayestorff

Texto: Rafaela Gesser
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração