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Serviços digitais pensados para o servidor facilitam processos e moldam nova gestão de pessoas

Desde 2019,  com a assinatura do Decreto n° 39 que instituiu o programa Governo sem Papel em Santa Catarina, a Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP), da Secretaria de Estado da Administração, vem trabalhando no projeto de automação e digitalização de serviços que atendem o servidor do Executivo estadual. 

O objetivo geral do projeto é a transformação digital dos processos realizados nas áreas de gestão de pessoas dos órgãos do Governo, visando tornar os processos mais céleres e econômicos ao Estado. De acordo com a Diretora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SEA, Renata Fett Largura, a equipe da DGDP definiu o fim do uso de formulários de preenchimento manual. “Planejamos o desenvolvimento de novas funcionalidades na aplicação do SIGRH e a transformação do Portal do Servidor no Portal de Serviços do SIGRH, que deixou de ser uma plataforma apenas de consulta e está se tornando uma Central de Atendimento ao servidor”, avalia.

 Desde o início do projeto, já foram entregues cerca de 70 processos digitais. De acordo com Daniel Andrade, Gerente de Gestão do SIGRH, alguns destes serviços estão relacionados a outros projetos do Estado. “Conseguimos entregar o módulo para a entrega da Declaração de Bens e Valores, onde o servidor pode entregar a sua declaração de modo rápido e fácil, permitindo a importação da maioria dos dados a partir da  Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física. Isso com certeza facilitou e aumentou participação dos servidores, em cumprimento à legislação atual”.

Ampliar a digitalização dos serviços voltados aos servidores também trouxe mais economicidade, praticidade e segurança a quem trabalha no Governo do Estado. Outras entregas importantes da DGDP foram: a implantação do Prontuário Eletrônico, no sistema de perícia médica do Estado, a implantação da assinatura digital nos processos eletrônicos,  pedido de férias e licença prêmio pela Central de Serviços do SIGRH, empréstimos consignados, e a implantação do Ponto Eletrônico, que trouxe um melhor gerenciamento das equipes em época de trabalho remoto.“Nossa vida funcional fica mais fácil quando a tecnologia vem para trazer celeridade e segurança em nossas requisições e processos administrativos. Os servidores podem e devem se orgulhar das conquistas realizadas por uma verdadeira mudança de cultura que o Programa Governo sem Papel começou a implantar no Estado, ainda temos outros caminhos a seguir para continuar evoluindo na gestão de pessoas e facilitar a vida dos que trabalham para Santa Catarina.”, conclui Renata.


Texto: Rafaela Gesser
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração