Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Secretaria da Administração promove...

Secretaria da Administração promove palestra de sensibilização sobre violência, discriminação e assédio no trabalho

A Secretaria de Estado da Administração (SEA), por meio da Gerência de Saúde do Servidor, realizou nesta terça-feira (23) uma palestra online com a Professora Doutora Suzana Tolfo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abordando o tema “Violência, Discriminação e Assédio no Trabalho”. O evento contou com a participação de aproximadamente 110 servidores de diferentes áreas do Estado.

O objetivo da palestra foi conscientizar os servidores e combater situações que violem a dignidade do servidor ou o exponham a condições de trabalho humilhantes ou degradantes. Profissionais das Equipes Multiprofissionais de Saúde do Servidor, Perícia Oficial do Estado, Corregedoria Geral do Estado, Coordenadoria de Controle Interno e Coordenadoria dos Atos Oficiais da SEA, bem como ouvidores e membros das comissões de processos administrativos disciplinares dos órgãos e entidades, estiveram presentes na palestra.

Essa iniciativa faz parte do Programa de Prevenção de Violência, Discriminação e Assédio no Trabalho – PREVIAT/SC, presente no novo Manual de Saúde e Segurança do Servidor (Decreto 2386/2022). Esse decreto foi atualizado de acordo com a Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), aprovada em junho de 2019, que define violência e assédio como “um conjunto de comportamentos e práticas inaceitáveis ou ameaças, ocorrendo uma única vez ou de forma repetida, que causem ou provavelmente resultem em danos físicos, psicológicos, sexuais ou econômicos”.

“A palestra sobre violência, discriminação e assédio no trabalho foi um importante momento de sensibilização para nossos servidores. O objetivo é criar um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, onde todos possam se desenvolver profissionalmente sem sofrer qualquer forma de violência ou assédio. Estamos comprometidos em promover a dignidade e a segurança dos nossos servidores, de acordo com as diretrizes internacionais estabelecidas pela OIT. Essa palestra é apenas o começo de uma série de ações que iremos implementar para garantir um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para todos”, ressalta Jaqueline S. Amaral Dias, Diretora de Saúde do Servidor da Secretaria de Estado da Administração.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – SEA
Eliza Della Barba (Jornalista)
(48) 3665-1636