Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. SEA presente nas discussões...

SEA presente nas discussões sobre modernização e inovação administrativa do XI Congresso Consad

Secretários e técnicos de administração pública de todo o país participaram nos dias 22, 23 e 24 de março, em Brasília, do XI Congresso Consad de Gestão Pública. Abordando temas como sustentabilidade, reforma administrativa e inovação, o congresso teve a participação de representantes da Secretaria de Estado da Administração (SEA) e de outros órgãos do governo catarinense.

O tema principal foi “Inovação e Modernização Administrativa para os Estados”. A palestra de abertura contou com a participação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, e do presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Diego Costa. Entre os grandes destaques da programação, esteve o painel “Protagonismo Feminino no Setor Público”, que contou com a presença da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

As apresentações de trabalhos foram divididas entre dez áreas temáticas: Gestão de Pessoas, Governo Digital, Compras Públicas, Ciência de Dados, Gestão de Ativos, Concessões e PPPs, Comunicação Institucional, Escolas de Governo, Formação de Liderança em Gestão Pública, Transição de Governo e Responsabilidade Ambiental, Social e Governança (ESG).

“O caminho para tornar um Estado eficiente passa pela inovação, pelo apoio da tecnologia de informação, por projetos e pela gestão. Aqui, as boas práticas são compartilhadas entre todos, com o objetivo de aprimorar a gestão pública no país”, avaliou o secretário de Estado Adjunto da Administração, Luiz Antônio Dacol, participante do XI Congresso.

Dentro de “Gestão de Pessoas”, um dos destaques foi o artigo “Dimensionamento da Força de Trabalho no Âmbito do Sistema Administrativo de Gestão de pessoas do Estado de Santa Catarina”, apresentado pelo professor da Unisul e técnico da SEA Ademar Dutra. O objetivo era identificar a percepção dos gestores de pessoas das secretarias, fundações e autarquias do governo estadual quando ao Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT).

“O processo técnico de dimensionamento das necessidades de pessoal protege e ampara o dirigente público na tomada de decisão. Se a DFT for realizada a partir de critérios técnicos, as demandas de contratação do poder público exigirão a aplicação prévia de uma metodologia específica”, explicou Dutra.

Na área de Formação de Liderança em Gestão Pública, Tácito Almeida de Lucca – também da SEA mas hoje gestor do Escritório de Gestão de Projetos (Eproj) – apresentou o artigo “Proposta de Trilhas de Aprendizagem em Gerenciamento de Projetos para os Servidores Públicos do Estado de Santa Catarina”.

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Brasília, criada em novembro de 2000. Reúne periodicamente os principais líderes de gestão pública dos estados brasileiros para a troca de experiências, visando a melhoria do gasto público e a excelência na gestão dos governos estaduais.