SEA

SEA no Profisco II SC: Coordenadoria de Governança participa do monitoramento dos projetos

O Profisco II SC prevê cerca de 250 contratações nos cinco órgãos participantes, envolvendo iniciativas de alta complexidade, como o desenvolvimento de sistemas informatizados, a aquisição de equipamentos de informática e a contratação de consultorias. Além disso, estão previstas aproximadamente 500 contratações voltadas para ações de capacitação.

Desde outubro de 2024, a Coordenadoria de Governança (CGOV), através do Núcleo de Projetos (NUPROJ), vem desempenhando um papel estratégico no planejamento, acompanhamento e monitoramento dos projetos do Profisco II SC no âmbito da Secretaria de Estado da Administração (SEA). A atuação do núcleo tem garantido maior organização, transparência e efetividade na execução das iniciativas da Secretaria. Foram promovidas oficinas de Canvas, voltadas à idealização dos projetos, e oficinas de Cadastro, para inclusão das iniciativas no sistema estadual de gestão de projetos, o ProjetaSC.

Por se tratar de um projeto financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Lei nº 14.133/2021 (art. 1º, §3º, II) permite a adoção de modalidades de contratação específicas dessa instituição. Para atender a essa demanda, o especialista em projetos à frente do núcleo, Márcio Fonseca, elaborou as Estruturas Analíticas de Projeto (EAPs), conduziu análises de riscos e desenvolveu estudos voltados às modalidades exclusivas de contratação do BID.

As equipes da SEA têm participado de reuniões regulares de monitoramento, realizadas pelo NUPROJ. A partir dessas discussões, a CGOV articula com o Gabinete ações de apoio para a mitigação dos riscos identificados. Além do acompanhamento interno, o NUPROJ também participa das reuniões de monitoramento do programa como um todo, junto ao Escritório de Projetos (EPROJ/SEPLAN), que envolve cinco secretarias de Estado. Esses encontros possibilitam o compartilhamento de boas práticas, a revisão de metodologias e a articulação de estratégias conjuntas.

Atualmente, o portfólio de projetos do PROFISCO II SC SEA conta com 22 projetos vinculados ao programa, estando 11 em andamento, 4 em planejamento e 7 previstos para 2026 ou posterior. Entre os projetos em andamento, 3 já estão em execução, 2 estão em análise pela comissão de contratação e 6 encontram-se na etapa de elaboração de documentos técnicos. Para consultar o portfólio de projetos em andamento da SEA, acesse a página de Consulta ProjetaSC e clique em “Avançada”. No campo Portfólio, selecionar a opção “PROFISCO II SC – Componente 1”, no campo Órgão, a opção “Sec. de Estado da Administração”; após as seleções, clicar em consultar. A consulta é aberta para a comunidade, portanto não é necessário possuir cadastro no sistema para acompanhar os projetos.

“Por ser um programa estratégico do Estado, com financiamento externo e condições estritas de prazo, contratação e auditoria, o acompanhamento pelo ProjetaSC é fundamental para a gestão do Profisco como um todo e nos cinco órgãos participantes. Na SEA, desde o ano passado, a CGOV tem liderado este movimento pela gestão de projetos incorporada às iniciativas das áreas”, afirma Sheila Campos da Silva, servidora da CGOV e coordenadora dos projetos do Componente I do Profisco na UCP/SEF (Unidade de Coordenação de Projeto).

Com esse trabalho, a SEA reforça sua convicção de que o gerenciamento de projetos é essencial para garantir a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos públicos, assegurando que cada iniciativa respeite o escopo, o prazo e o valor previamente definidos.

Sobre o Profisco II SC

O Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Santa Catarina – Profisco II SC tem o objetivo de aprimorar a gestão fiscal do Estado e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com execução prevista até dezembro de 2028, são 50 milhões de dólares financiados junto ao BID e 5,6 milhões de dólares de contrapartida do Estado. A SEA participa com iniciativas nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Compras e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio, com aproximadamente 47 milhões de reais de investimento. O acompanhamento dos projetos é uma das ações da Coordenadoria de Governança (CGOV).