Sea

Secretaria do Estado da Administração

ENCONTRE SUAS

NOTÍCIAS

SC salta seis posições e é estado mais eficiente do país em ranking nacional

Santa Catarina é líder em Eficiência da Máquina Pública no país. Após saltar seis posições, o estado atingiu a nota máxima neste indicador, conforme Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) nesta quinta-feira, 17. A nota passou de 82,5 em 2019, para 100 neste ano. O pilar agrega índices de eficiência, custo e transparência do setor público.

Além desse indicador, a avaliação engloba um total de 10 pilares, como educação, segurança pública, inovação. No ranking geral, pelo quarto ano consecutivo, Santa Catarina está em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo. O estado conquistou pontuação 79,5, bem acima da média brasileira (47,5) na avaliação.

“Nós enxugamos a máquina, economizamos mais de R$ 360 milhões para os cofres públicos com revisão de contratos, inovação e desburocratização de processos. Ou seja, com transparência e qualidade na gestão, sobra mais dinheiro do cidadão para áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura. O resultado é que hoje somos o estado mais eficiente do país”, reforçou o governador Carlos Moisés.

Santa Catarina segue com as primeiras colocações nos pilares de Sustentabilidade Social e Segurança Pública. O Estado também apresentou boas colocações em Educação e Infraestrutura, passando da terceira para segunda posição, além de seguir no terceiro lugar em Inovação. Já no indicador Capital Humano avançou de sétimo para quinto no ranking nacional.

“É um momento de enaltecer os bons políticos, aqueles que vêm fazendo a diferença no Brasil. Costumamos ter um olhar muito crítico e raramente damos espaços para eles discutirem as coisas virtuosas que estão sendo feitas durante o mandato. Hoje, é uma forma de reconhecermos o bom trabalho dos governadores, principalmente, neste momento tão delicado da nossa história,” enfatizou o fundador e presidente do Conselho do CLP, Luiz Felipe d’Ávilla, durante a apresentação do ranking.

Santa Catarina recebeu o prêmio excelência em competitividade: destaque internacional. Isto significa que é o estado com maior número de indicadores internacionais acima da média dos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), demonstrando ser o mais competitivo no cenário.

“Santa Catarina é destaque nacional e os resultados mostram a eficiência da máquina pública. É um reconhecimento importante ao estado que mesmo neste momento desafiador e histórico, em meio a uma pandemia mundial, apresenta números e índices que consagram este bom trabalho. Mostra que mesmo diante de adversidades conseguimos concretizar o propósito, de fazer políticas de estado perenes. Seguimos com nossa missão, de fortalecer esta união com o setor produtivo e, juntos, construir esta espiral de prosperidade, esperança e confiança”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira.

Sobre o Ranking de Competitividade

Desenvolvido pelo CLP – Liderança Pública, o Ranking é uma ferramenta de avaliação da gestão pública no Brasil e tem como missão prover diagnósticos de áreas essenciais da administração pública. Para isso, analisa 73 indicadores distribuídos por 10 áreas-chave: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.


Assessoria de Comunicação

Secretaria Executiva de Comunicação/SECOM