Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Indicadores de Desempenho: Novos...

Indicadores de Desempenho: Novos indicadores são acompanhados em reunião do colegiado do Governo

Em mais um encontro liderado pelo governador Carlos Moisés, nesta terça-feira 28, novos indicadores de desempenho foram acompanhados pela equipe de gestores do governo catarinense. Esta foi a segunda reunião do 3° ciclo de avaliação, em que foram contemplados indicadores da área de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico.

Além dos indicadores que já foram analisados e retomados nesta reunião, novos foram apresentados: a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável mostrou os prazos para usuários beneficiados terem outorga de uso de água, além de revisar os indicadores sobre zoneamento ecológico econômico e do prazo de abertura de novas empresas, a SC GÁS trouxe o planejamento para a ampliação da rede de abastecimento com gás natural nos municípios catarinenses, enquanto a secretaria de Agricultura apresentou a expansão da rede de internet rural, a implantação do Observatório do Agronegócio e o novo indicador sobre a ampliação do atendimento aos produtores rurais.  

Outros indicadores reavaliados foram: a articulação com países estratégicos para atrair investimentos internacionais a Santa Catarina e os projetos já efetivados nesse sentido; A Fapesc mostrou o balanço sobre demandas atendidas e produção acadêmica, enquanto o Badesc apresentou o relatório sobre o aporte de recursos do fundo garantidor criado pelo estado para apoiar as pequenas empresas que não dispõe de garantias para tomar empréstimos e alavancar suas atividades econômicas.

Reunião de realinhamento reestruturou sistemática de indicadores

Mais de 60 representantes dos órgãos do governo que integram o Modelo de Gestão da Administração Pública Estadual participaram na última terça-feira, 21, de uma reunião geral para alinhamento das estratégias e indicadores de desempenho. No total, são 261 indicadores divididos em quatro áreas que são mensurados e acompanhados semanalmente durante as reuniões do colegiado do Governo do Estado. O Governador Carlos Moisés participa ativamente das apresentações, apontando lacunas que precisam ser ajustadas ou pontos que estão em amplo crescimento. 

A reunião geral foi coordenada pela Secretaria da Administração, a quem cabe a gestão do processo de melhoria dos indicadores do governo. No encontro, foram validados os objetivos estratégicos do programa, a supressão dos indicadores que já foram atingidos e a inclusão de novos indicadores para novos desafios, de acordo com a evolução dos programas governamentais.

O modelo de gestão catarinense, baseado no foco em resultados, acompanhados através de indicadores de desempenho estratégicos, e implementado através da gestão de projetos, gerenciamento de processos e da inovação aberta em governo, passa a incorporar estratégias de gestão de risco, com atribuições decorrentes da matriz de responsabilidade.