Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Comitê Gestor de Proteção...

Comitê Gestor de Proteção de Dados realiza visita técnica ao CIASC

Representantes do Comitê Gestor de Proteção de Dados (CGPD) estiveram na sede do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), na última semana (27). O grupo visitou ao CIASC para conhecer as instalações da empresa e conversar sobre a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei nº 13.709/2018. 

O presidente Sérgio André Maliceski deu as boas-vindas aos participantes e reforçou a importância do CIASC, como empresa pública, receber os representantes do Comitê e mostrar sua estrutura. Também destacou que a empresa está bem posicionada e é uma referência fundamental quanto às tratativas da implementação da LGPD no Estado. Ainda na abertura da visita, o vice-presidente de Tecnologia, Luis Haroldo de Mattos, e o vice-presidente Administrativo e Financeiro, João Mário Martins, comentaram sobre as verticais da empresa e alguns avanços e investimentos do CIASC nas áreas de atuação.

Na sequência, foram realizadas explanações pelo Data Protection Officer, da Assessoria de Proteção de Dados (APD), Marcel Vilmar da Silva; gerente de Inteligência de Dados e Serviços Corporativos, Raphael Tucunduva; gerente de Redes, Flávio Ramos; e gerente de Data Center, Vânio Rodrigues. Entre outros aspectos, tratou-se da visão geral do CIASC quanto à implementação da LGPD, às medidas físicas, técnicas, administrativas e organizacionais, que a empresa tem adotado para garantir a segurança dos dados e tratar os principais riscos, em termos de estrutura e de proteção da LGPD; apresentação da Plataforma BoaVista e soluções de Big Data; serviços de Redes, informações sobre os circuitos e pontos de conexões do CIASC pelo estado de Santa Catarina; investimentos e melhorias nas instalações de Data Center. 

Após a reunião, os participantes puderam conhecer as instalações do Data Center do CIASC, e entender melhor o funcionamento do espaço em que estão armazenados dados e informações de diversos órgãos e instituições da administração pública de Santa Catarina. 

Estiveram presentes na visita representando a Secretaria de Estado de Administração (SEA), Tayse Schristine Marian Borges Krause, Victor Martins Maeberg, Gisela de Souza Fonseca; Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Elenise Magnus Hendler; Controladoria-Geral do Estado (CGE), Luciana Bernieri Pereira; e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBMSC), Coronel Rocha.

Sobre o Comitê 

O Comitê Gestor de Proteção de Dados, é coordenado pelo servidor e diretor de Tecnologia e Inovação da SEA, Félix Fernando da Silva, e integra servidores da própria secretaria, da Procuradoria-Geral do Estado, do CIASC e da Controladoria-Geral do Estado. O grupo foi criado pelo Decreto Nº 844, de 18 de setembro de 2020, e é responsável pela avaliação dos mecanismos de tratamento e proteção dos dados pessoais existentes e pela proposição de ações voltadas ao seu aperfeiçoamento, com vistas ao cumprimento do disposto na Lei federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, no âmbito do Poder Executivo Estadual de Santa Catarina.


Texto: Vinícius Bressan
Assessoria de Comunicação – CIASC

 

Com colaboração de Rafaela Gesser
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração