Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. COGES/SEA participa de alinhamento...

COGES/SEA participa de alinhamento e atualização com mais de 50 validadores externos do Núcleo gestor do Modelo de Governança e Gestão (Gestão.gov.br)

O núcleo gestor do Modelo Gestão.gov.br, exercido pelo Departamento de Transferências da União (Detru/Seges/ME), realizou, nesta quinta-feira (17), reunião híbrida – presencial e on-line – de alinhamento e atualização com mais de 50 validadores externos do Modelo de Governança e Gestão (Gestão.gov.br).

A etapa de validação externa compõe o processo de implementação do Gestão.gov.br, sendo requisito indispensável para a obtenção da certificação do nível da maturidade da gestão, a partir da aplicação de um Instrumento de Maturidade da Gestão (IMG).

“No trabalho de validação da aplicação do instrumento de excelência em gestão do governo federal, buscamos o fortalecimento da Governança, a melhoria da Qualidade da Gestão por meio de um referencial (modelo), a melhoria de processos e a construção colaborativa de soluções e melhorias”, destaca o coordenador de Gestão Estratégica da SEA, Wladimir Dalfovo. “Com isso, é possível alcançar uma gestão pública mais íntegra, integrada, inovadora, transparente, simples e efetiva”.

A SEA possui dois validadores certificados pelo Ministério da Economia: Luciana Pereira Schubert, da equipe da Coordenadoria de Gestão Estratégica (Coges). e Dalfovo.

Para se tornar validador, é necessário participar de curso promovido pelo Detru e declarar interesse em atuar nos processos de validação externa das aplicações do Gestão.gov.br, realizadas pelas instituições que realizam parcerias na Plataforma +Brasil.

Essa ação visa manter todos os validadores atualizados quanto às diretrizes para a realização da atividade de validação, bem como colher sugestões para a melhoria do processo, que faz parte do pressuposto do trabalho colaborativo, priorizado pelo Departamento.

O Gestão.gov.br é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos, pela integração e compilação de boas práticas de gestão. O Modelo visa ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.

Para mais informações, acesse aqui.