Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Arquivo Público de Santa...

Arquivo Público de Santa Catarina terá acervo digitalizado

O Arquivo público de Santa Catarina também vai sair do papel com o início da digitalização do acervo físico. A equipe da Diretoria do Arquivo Público, ligado à Fundação Escola de Governo – ENA, vem trabalhando no planejamento das ações e na preparação da documentação arquivística contemplada no projeto de digitalização, por meio de convênio com o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados – FRBL, do Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

De acordo com a Diretora do Arquivo, Aline Ramos Fernandes,  será digitalizado aproximadamente um terço do acervo documental e histórico custodiado pelo Arquivo Público.  “Dentre os documentos a serem digitalizados, temos as edições do Diário Oficial do Estado de 1934 até 2011, mapas, fotos e quase dois milhões de folhas” afirma. Os materiais foram selecionados por serem os mais pesquisados e terem valor histórico.

Documentos poderão ser acessados em plataforma digital

Para a preservação, difusão e acesso aos documentos em formato digital, o projeto contempla ainda um repositório arquivístico digital e a plataforma de acesso ATOM.  “Diante da importância do projeto, a equipe ENA não mediu esforços para que se tornasse realidade, mobilizando todas as áreas da Fundação” destaca Tânia Regina Hames, Presidente da ENA.

A Diretoria de Tecnologia e Inovação – DITI da Secretaria de Estado da Administração, prestou apoio nas demandas tecnológicas e no parecer de contratação do CIASC para a realização da digitalização.

“Desde janeiro deste ano, as áreas do Arquivo Público do Estado vêm se preparando. Foram reuniões virtuais de construção dos fluxos de trabalho, elaboração dos manuais de digitalização, descrição arquivística de 62 fundos documentais dos acervos do APESC (que representam a informação neles contida), além da adequação do ambiente onde serão feitos os treinamento dos colaboradores, parametrização da plataforma de acesso e indexação dos metadados, além da preparação dos documentos com higienização, folheamento, restauração e substituição de acondicionamento” completou Aline.


 

Texto e Fotos: Equipe Arquivo Público de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração