5. Arquivo Público de Santa...

Arquivo Público de Santa Catarina realiza capacitação para professores da rede municipal de Itapema

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Administração e da Diretoria de Arquivo Público de Santa Catarina (DIAP), realizou o primeiro dia de capacitação com professores da rede municipal de Itapema, nesta quinta-feira (04). O objetivo da ação educativa chamada “Páginas da História de Santa Catarina: o trabalho com as fontes”, é instigar e orientar o uso de documentos históricos em sala de aula.

Entre os documentos apresentados pela equipe da DIAP, estavam arquivos históricos de mais de 300 anos. Os professores puderam realizar análise do conteúdo dos documentos, da escrita e seu tempo, além de associarem o uso do documento ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Os 17 professores presentes na ação, atuam na área de história e em séries iniciais da rede municipal de ensino.

“Desenvolvermos este trabalho junto às escolas é oportunizar que a história de Santa Catarina possa ser lida, refletida, elaborada, a partir da documentação existente no Arquivo Público do Estado. É uma maneira de oportunizar maior acesso e divulgar à população a história do catarinense”, explica o secretário da Administração, Moisés Diersmann.

Gerente do Arquivo Permanente, Juçara Nair Wollf, auxilia na análise da escrita de registros históricos. Foto: ASCOM/SEA

O diretor de Arquivo Público da Secretaria de Estado da Administração, Rodrigo Fernando Beirão, tmbém aborda a importância da ação: “Os professores puderam aprender sobre a importância do uso dos registros históricos, além de técnicas de pesquisa, conservação e restauração de documentos. Atividades que agregam um rico conhecimento nas atividades em sala de aula. Vamos continuar com as ações educativas com as escolas, trazendo mais professores e alunos para aprenderem com o Arquivo Público.”

O segundo dia de capacitação dos professores de Itapema será no dia 18 de maio, quando serão realizadas atividades práticas. Para agendar uma visita ou capacitação, as escolas podem enviar um e-mail para: gearp@sea.sc.gov.br .