Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. SEA conclui processo de...

SEA conclui processo de licitação para aquisição de absorventes higiênicos a alunas da rede estadual de ensino

A Central Estratégica de Compras Públicas, vinculada à Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos da Secretaria de Estado da Administração, concluiu a licitação para aquisição de 600 mil pacotes de absorventes higiênicos que serão distribuídos para alunas da rede estadual de ensino. 

O investimento para a aquisição dos absorventes higiênicos foi de R$813.750 reais. A ação integra o programa Gente Catarina de erradicação da pobreza e favorecimento do desenvolvimento humano de Santa Catarina também nos municípios menos favorecidos.

De acordo com o, “Relatório Situação da População Mundial 2021 – Meu corpo me pertence: Reivindicando o direito à autonomia e à autodeterminação”, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), nas escolas públicas brasileiras, cerca de 4 milhões de meninas já passaram por privações de higiene por não terem acesso a  absorventes. “É por meio das compras  que as políticas públicas são implementadas”, ressalta Karen Bayestorff, Diretora de Gestão de Licitações e Contratos, “a finalização desta licitação foi primordial para que o Estado possa atuar na redução da pobreza menstrual, que faz com que muitas alunas fiquem afastadas das escolas ou se sintam constrangidas pela dificuldade de acesso aos absorventes”, comentou.

A Gerente da Central Estratégica de Compras, Carla Giani da Rocha, reitera; “Licitação não é só sobre processos, é sobre pessoas, sobre melhorar a vida das pessoas por meio das compras. Além da economia de mais de 50% em relação ao valor estimado, teremos as alunas da rede em sala de aula com mais qualidade de vida.”

Este processo licitatório foi o primeiro realizado pela pregoeira da SEA, Jurema Sprada, que se mostrou empolgada com a iniciativa. “É muito bacana ver que o governo de Santa Catarina está alocando os recursos em pessoas que realmente precisam. Estas meninas vão conseguir recuperar as aulas, sem se preocuparem com a falta de dinheiro para a higiene pessoal”.

Com o fim do pregão eletrônico, o processo agora segue para a Secretaria de Estado da Educação para a contratação e distribuição dos absorventes nas escolas.


Foto: DGLC
Texto: Rafaela Gesser
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração