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Arquivo Público

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Sobre o

Arquivo Público

Idealizado pelo engenheiro civil Hercílio Pedro da Luz em 1898 e instituído de forma definitiva por meio da Lei nº 2.378 de 28 de Junho de 1960, pelo então governador Heriberto Hülse, o Arquivo Público do Estado de Santa Catarina abriga cerca de 2.500 metros lineares de documentos, o que corresponde, aproximadamente, a 130 mil códices/livros ou 6 milhões de folhas de registros, que estão organizados em mais de 200 conjuntos documentais. Dedica-se à gestão, à preservação e à difusão da documentação que registra a história administrativa de Santa Catarina desde o século XVIII, garantindo o acesso aos documentos públicos e históricos de interesse da sociedade.

Somam-se a esse patrimônio documental um acervo cartográfico com cerca de 3 mil mapas, plantas e croquis, 15 mil itens iconográficos, 10 mil volumes de materiais especiais (CDs, DVDs, VHSs, microfilmes etc) e uma Biblioteca de Apoio que acomoda mais de 8 mil volumes bibliográficos textuais, dentre eles obras raras, periódicos, legislação, relatórios etc.

O acervo está disponível para pesquisa na sede do Arquivo Público. Nosso Sistema de Consulta ao Acervo está sendo implantado em parceria com o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público do Estado de Santa Catarina para digitalização de parte do acervo. Conforme a digitalização dos materiais prosseguir, mais registros serão disponibilizados. Já é possível consultar as edições do Diário Oficial do Estado de 1934 a 2011, milhares de imagens do acervo iconográfico e os instrumentos de pesquisa produzidos pelo Arquivo Público (índices, inventários, catálogos e transcrições de documentos que auxiliam a pesquisar no acervo).
Além de gerir os documentos de valor permanente, o Arquivo Público é responsável pela gestão documental, em parceria com os órgãos da administração pública estadual, definindo normas e procedimentos técnicos sobre a produção, a tramitação, a classificação, a avaliação e o arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária, incluindo o estabelecimento de prazos de guarda e destinação final por meio dos instrumentos de gestão documental.

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