Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Secretário da Administração participa...

Secretário da Administração participa de fórum nacional sobre gestão pública

Em Brasília desde a tarde desta quarta-feira, 4, o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, participa do Fórum Conjunto Consad e Conseplan, que integra secretários de estado das áreas de administração e planejamento de todo Brasil.

Nesta sexta-feira, 6 os painéis são sobre governança pública e gestão patrimonial, com exposições sobre experiências bem sucedidas em políticas de economia e gestão pública da OCDE- Organização para Cooperação em Desenvolvimento Econômico. Além de um painel sobre alienação e gestão patrimonial apresentado pela secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União.

Já na pauta desta quinta-feira, 5, o tema central foi o Pacto Federativo com o detalhamento do plano de Estabilidade Fiscal, popularmente conhecido como plano Mansueto, em analogia ao nome do   secretário nacional do Tesouro, Mansueto Almeida, que apresentou as condições do acordo aos secretários presentes.

“O debate e o compartilhamento de experiências entre os estados brasileiros contribuem para que possamos olhar para o que estamos implementando em Santa Catarina, seja  agindo para sanar algumas lacunas ou buscando progredir naquilo que já estamos conseguindo obter bons resultados”, disse o secretário Jorge Eduardo Tasca.

Grupos de Trabalho detalham áreas específicas da gestão pública

Além dos debates e painéis com representantes de todos os estados, o fórum também congrega grupos de trabalho de áreas específicas como gestão de pessoas, compras públicas, comunicação, gestão patrimonial e outros. As diretoras de Gestão de Licitações e Contratos e de Gestão de Pessoas, Karen Bayerstoff e Renata Fett Largura, além do diretor de Patrimônio, Welliton Saulo da Costa e da Assessora de Comunicação da secretaria de Estado da Administração, Krislei Oechsler, participaram das atividades dos grupos temáticos.

Na área da comunicação, a troca de experiências foi em torno de estratégias que possam aproximar as pessoas das ações de gestão e de governo e do lançamento da revista do Consad Governança e Desenvolvimento.

“No grupo de compras públicas, que se reuniu pela primeira vez, conhecemos cases internacionais, discutimos iniciativas do governo federal e mapeamos oportunidades de atuação conjunta dos estados”, disse a diretora catarinense de Licitações e Contratos, Karen Bayerstoff.

Na área de gestão de pessoas os debates foram divididos em três subgrupos: papel estratégico da gestão de pessoas, processos de seleção de líderes e mapeamento de carreiras. “Além da troca de experiências, conversamos com representante do BID sobre modernização e inovação para servir o cidadão, e conhecemos o La-bora Gov, laboratório de inovação para gestão de pessoas do Governo Federal”, explicou a diretora de Gestão Pessoas da secretaria da Administração de Santa Catarina, Renata Fett Largura.

No grupo de gestão  de ativos e concessões as temáticas foram sobre convênios, parcerias público-privadas e gestão de imóveis. “A maior parte das discussões foi sobre convênios. Mas, o ponto mais interessante do GT foi quando passamos a conhecer as particularidades de gestão imobiliária de cada Estado, as estratégias e ferramentas usadas para lidar com os gargalos enfrentados.”, disse Welliton Saulo da Costa.

O fórum traz à tona as temáticas que serão apresentadas no Congresso do Consad que será entre os dias 16 e 18 de junho em Brasília.


Texto: Krislei Oechsler

Fotos: Minne Santos/ Consad BR

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Administração