5. Secretaria da Administração realiza...

Secretaria da Administração realiza capacitação sobre o eSocial para setoriais de gestão de pessoas do Estado

A Secretaria de Estado da Administração (SEA), por meio da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP), promoveu capacitação sobre o eSocial para os setoriais de Gestão de Pessoas de todo o Estado nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21). O evento, intitulado “DGDP Orienta”, proporcionou aos servidores a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema informatizado da Administração Pública, o eSocial.

O eSocial é um sistema desenvolvido pelo Governo Federal que visa unificar as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas, proporcionando maior eficiência, transparência e simplificação dos processos. Sua implementação tem sido um desafio para muitas organizações, e a capacitação oferecida pela SEA tem como objetivo ajudar os setoriais de Gestão de Pessoas a compreender e aplicar corretamente as diretrizes do eSocial.

Durante a capacitação de dois dias, os participantes tiveram acesso a conteúdos relevantes sobre o eSocial, incluindo informações sobre legislação atualizada, prazos e procedimentos essenciais. Além disso, a capacitação ofereceu um espaço para o compartilhamento de boas práticas e experiências entre os participantes, fortalecendo o aprendizado e a troca de conhecimentos.

“O eSocial é uma ferramenta crucial para a modernização e aprimoramento dos processos administrativos do Estado, e a capacitação oferecida pela SEA busca garantir que os servidores estejam preparados para lidar com os desafios e aproveitar os benefícios do sistema”, ressalta a diretora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Tania Hames.