5. SEA participa de portal...

SEA participa de portal desenvolvido pelo CONSAD com medidas de enfrentamento ao Coronavírus nos Estados da federação

O Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Administração e Planejamento (Consad) lançou uma plataforma online para registro das medidas de gestão pública adotadas pelos Estados brasileiros para enfrentamento à pandemia provocada pelo Coronavírus. A Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina  está colaborando na divulgação de informações sobre as medidas de enfrentamento adotadas pelo Governo estadual no combate à Covid-19, em território catarinense.

Dentre as medidas de enfrentamento, Santa Catarina se destaca no controle do isolamento social, suspensão de aulas em todas as esferas de ensino, adoção de trabalho remoto, além da ampliação da infraestrutura de saúde, com leitos de enfermarias e de UTIs nos principais hospitais do Estado.

O painel também visa promover mais transparência em relação às respostas da administração pública,  sobretudo, auxiliar gestores no processo de tomada de decisão. A plataforma do CONSAD permite uma pesquisa de forma interativa, podendo combinar a consulta por unidade federativa, gênero da medida, frente de atuação ou pela data da ação.

O painel reúne respostas dos governos para o atendimento à saúde, a desaceleração da propagação do vírus, obtenção de recursos, apoio à atividade econômica, fomento à pesquisa, auxílio a famílias e grupos vulneráveis, apoio a municípios, entre outras.

O intuito do painel, segundo o presidente do Consad e secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, é justamente reunir, de forma estratégica e em um só ambiente, as medidas de combate à pandemia e facilitar o acesso à informação sobre o tema.

“O painel é um importante instrumento de transparência e, principalmente, uma ferramenta bastante completa para a gestão dessa crise nos Estados, na gestão pública como um todo. Neste momento, mais do que nunca, precisamos estar muito integrados, analisando as decisões dos demais Estados e unindo esforços e equipes técnicas para que possamos enfrentar a pandemia com medidas assertivas e que podem salvar vidas”, pontua o presidente. De acordo com ele, o painel está sendo atualizado conforme sejam tomadas novas medidas pelos Estados. Para conferir a plataforma, basta acessar http://www.consad.org.br/.

Catalogadas pelos próprios Estados, as mais de mil ações já disponíveis no painel direcionam para o ato normativo ou para uma publicação no site de notícias do governo relacionada a elas. Ao acessar a plataforma, cada gestor poderá analisar as medidas tomadas em outras unidades federativas em relação a uma frente de atuação, bem como, a evolução temporal entre as que foram estabelecidas anteriormente para definir a que melhor se enquadra na sua realidade. Do mesmo modo, os cidadãos podem utilizar a ferramenta para acompanhar o que está sendo feito em todo o Brasil e cobrar de seus governantes.

Foto: Krislei Oechsler