Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. SEA muda forma de...

SEA muda forma de contratar manutenção para frota prevendo economia de 30% ao Estado

Os mais de 11.700 veículos que compõem a frota do Estado, entre terrestres, embarcações aquáticas e aeronaves, terão uma nova forma de receber manutenção preventiva ou corretiva. Os custos anuais com oficinas para manter a frota são de cerca de R$16,6 milhões. Com a mudança na contratação, a economia anual pode chegar a R$5 milhões, ou seja 30%, para o mesmo tipo de serviço, além de mais transparência e controle nas contrações.
“O que fizemos foi adotar um modelo semelhante ao da contratação dos combustíveis. Abandonamos os mais de 100 contratos que o Estado mantinha com as inúmeras oficinas, para a contratação de uma única empresa, responsável por credenciar as oficinas prestadoras do serviço, apontando os orçamentos mais baratos e ainda concedendo um desconto sobre o preço final.”, explica a diretora de Gestão de Licitações e Contratos da secretaria de Estado da Administração Karen Bayestorff.
O controle sobre os gastos também se tornará mais preciso, como o custo da manutenção por quilômetro rodado. “Com base nas informações técnicas dos relatórios gerenciais o Estado pode adotar políticas de reposição de frota, considerando a viabilidade, o tempo de uso e a recorrência de manutenções que os veículos exigem”, disse o secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

Como vai funcionar o novo sistema

“A partir da consolidação do novo modelo, os gestores diretos das frotas vão apontar no sistema a necessidade de manutenção, especificando o tipo de veículo e qual serviço a ser executado. O sistema disponibilizado pela empresa contratada vai apresentar os orçamentos das oficinas credenciadas e as condições do serviço, gerando economia e facilidades para todos”, disse o coordenador da gerência de Transportes da secretaria de Estado da Administração, Aarão Schmitz.
Os veículos e equipamentos motorizados operam a serviço da população nos 295 municípios catarinenses, nas diversas áreas de atuação do Estado como saúde, educação, na área da Segurança Pública com atuação das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros entre outras.


 


Texto: Krislei Oechsler
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração