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SEA desenvolve Plano de Transformação Digital para a PGE

O lançamento do Plano de Transformação Digital da PGE- Procuradoria-Geral do Estado, aconteceu na tarde desta quarta-feira, 05 com a assinatura digital do Secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca e do procurador-geral, Alisson de Bom de Souza, no auditório da secretaria da Administração. O encontro aconteceu respeitando as regras de distanciamento social e de higienização.

O plano foi elaborado a pedido da PGE, pela equipe da diretoria de Tecnologia e Inovação da SEA com apoio do Ciasc. A digitalização de serviços e processos vai agilizar a gestão pública e as entregas de serviços ao Estado ou à população.

O diretor de Tecnologia e Inovação da secretaria da Administração, Felix Fernando da Silva apresentou a proposta de transformação digital. A partir da listagem, cada serviço precisará ser detalhado, quando necessário feito o mapeamento e redesenho do processo, levantamento de requisitos para desenvolvimento de formulários e integrações de sistemas.

Para o procurador-geral do Estado de Santa Catarina Alisson de Bom de Souza, essa inovação vai aproximar ainda mais os cidadãos da PGE, de uma maneira adequada aos tempos atuais. “A implantação de soluções que priorizem o digital é muito mais eficiente, a exemplo do que vemos diariamente na própria PGE. A maioria dos nossos processos tramita de forma totalmente digital. Ganhamos em produtividade e até na implantação de rotinas que se popularizaram durante a pandemia, como o trabalho remoto” avaliou.

Atualmente, há quatro serviços catalogados digitalmente e que são disponibilizados no portal oficial de serviços do governo de Santa Catarina: identificação de protestos estaduais, parcelamento pagamento de dívida ativa com o Estado, pagamento de dívida ativa e antecipação de recebimento de precatórios. Com o plano, a PGE prevê que até o final de dezembro de 2020, sejam disponibilizados mais dois serviços em formato digital: oferta de garantia antecipada e solicitação de declaração para emissão de certidão positiva com efeito de negativa. A meta do governo é que até o final desta gestão todos os serviços ao cidadão de cada órgão do Estado estejam disponíveis como serviço digital no portal de serviços.

Com todos esses serviços digitais, os cidadãos e empresas poderão acessar o portal Serviços SC e fazer o autoatendimento na categoria desejada. A tramitação vai ocorrer por meio do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos do Governo (SGPe).

 


Fotos: Krislei Oechsler

Texto: Rafaela Gesser / Felipe Reis (PGE)

Assessoria de Comunicação

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