Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Núcleo Intersetorial de Inteligência...

Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados entrega Sala de Situação Digital a municípios catarinenses

Nesta quarta-feira, 15, mais uma ferramenta de enfrentamento à Covid-19 foi entregue aos municípios catarinenses para embasar a tomada de decisão técnica dos gestores no combate à doença. Trata-se da Sala de Situação Digital, uma plataforma idealizada pelo Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados no enfrentamento à pandemia.

O Núcleo é formado por órgãos do Governo do Estado como o Centro de Informática e Automação- Ciasc, as secretarias de Administração, Saúde e Desenvolvimento Econômico, Epagri e Fapesc, além de profissionais das áreas de inteligência de dados do Tribunal de Justiça, Ministério Público e entidades sociais como a Associação Catarinense de Medicina, o laboratório Engin da UFSC e a Social Good Brasil, que reúne dezenas de voluntários na equipe.

“A Sala Digital é o resultado de três meses de trabalho intenso com inúmeros parceiros e voluntários. É uma importante ferramenta colocada à disposição dos gestores municipais para que possam, com base nos dados e nas informações da sua realidade, adotar as melhores medidas para enfrentamento à pandemia, de forma técnica e segura”, disse o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

“A Sala de Situação Digital Covid-19 é um ambiente de inteligência de dados inédito de apoio à gestão da pandemia que empodera os gestores para a tomada de decisão com base em dados e evidências, bem como leva a inteligência de dados para os pequenos e médios municípios catarinenses. O Social Good Brasil, com trabalho voluntário, celebra o uso de sua metodologia Data for Good para a criação da sala e de todos os produtos de dados do núcleo”, disse a presidente voluntária do Social Good Brasil em Santa Catarina, Fernanda Bornhausen.

Núcleo de Inteligência e informações disponíveis

O Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados foi instituído em 10 de abril pelo  Governador Moisés, para que as instituições pudessem usar os dados da Covid-19 no Estado de forma estratégica, em ações de combate e controle. Os trabalhos também contam com participação da Data Science Brigade, Aquarela Data Analytics e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – Cosems/SC. A inauguração da Sala de Situação foi feita por videoconferência, nesta quarta-feira, 15, durante reunião virtual entre todos os envolvidos no projeto.

Com o advento do DecretoEstadual N. 630/2020, o Governo do Estado de Santa Catarina regionalizou as ações de enfrentamento à pandemia e passou a compartilhar com os municípios as responsabilidades pela implementação de medidas de combate à crise.

A Sala de Situação Digital já está disponível a todos os municípios no ambiente “Lista de Espera SUS”, mantido pelo MPSC. Todas as secretarias municipais de Saúde já possuem acesso ao novo ambiente virtual. Os dados são diariamente atualizados e reabastecidos com novas informações na medida em que a doença progride.

As ferramentas de dados disponibilizadas para consumo imediato dos municípios são:

  1. Datasets (conjunto de dados) do Banco de Dados anonimizados dos casos confirmados atualizados diariamente, dicionário de dados e manual de utilização, os quais são fontes de dados para todas as demais ferramentas apresentados
  2. Painéis de Business Intelligence (BI) contendo as seguintes informações sobre os casos da doença: análise de casos confirmados por regional de saúde e município; análise de casos ativos por regional de saúde e município; análise de casos recuperados por região de saúde e município; análise de casos com óbito por região de saúde e município; taxa de letalidade; confirmados por 100 mil habitantes, análise geográfica dos casos ativos, painel de leitos e taxa de ocupação por região de saúde;
  3. Painel de BI com informações sobre os leitos disponíveis no Estado de Santa Catarina e sua taxa de ocupação, atualizado diariamente com dados do Sistema de Leitos – SES Leitos que é um dos produtos de dados criados pelo NIIDC:
  4. Modelo Epidemiológico desenvolvido para Santa Catarina e Macrorregiões de Saúde, utilizando o que foi criado pelo do Imperial College de London, com relatório semanal. Trata-se de uma ferramenta que estima cenários e faz previsões do Rt (taxa de transmissibilidade), do número de infecções diárias e de óbitos para as 04 (quatro) semanas seguintes, com base no número de óbitos confirmados e nas medidas de contenção adotadas pelo Poder Público nas semanas anteriores;
  5. Versão adaptada do Mapa de Situação, Planejamento e Evolução da Covid-19 em Santa Catarina, ferramenta de geolocalização que apresenta a situação e a evolução de casos da Covid-19, a estrutura de saúde, a infraestrutura viária e funerária, e também, as informações para planejamento, como o Índice de Vulnerabilidade Social e as Regiões de Influência das Cidades no Estado de Santa Catarina;
  6. Boletins informativos do Estado de Santa Catarina e da Secretaria de Estado da Saúde – SES sobre a COVID-19:
  7. Frente de Transparência de Dados e como abrir os dados do seu município, traz instruções aos municípios de como podem abrir os seus dados seguindo as orientações da fundação Open Knowledge Brasilautoridade no tema dados abertos e transparência.

As ferramentas foram desenvolvidas a partir de um banco de dados anonimizados integrado na plataforma de Big Data BoaVista do CIASC, com informações originadas dos sistemas e SUS-VE, SIVEP/Gripe, GAL, Laboratório Central e Sistema de Informações sobre Mortalidade (ÓbitosDataSUS), além das notificações obtidas a partir de resultados de exames de Covid-19 realizados por laboratórios privados no Estado de Santa Catarina. Assim, os dados apresentados nas ferramentas disponibilizadas resultam na alimentação dos  sistemas feitos pelos profissionais de saúde de cada município.

Para auxiliar no manejo e na utilização das ferramentas, as secretarias poderão contar com o apoio da equipe de técnicos apoiadores do Cosems e os canais para as informações necessárias estão no site https://www.cosemssc.org.br/regioes_de_saude/.


 

Mais informações para a imprensa:
Andrey Lehnemann
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde – SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99628-1141
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br

 

Informações adicionais para imprensa
Krislei Oechsler
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Administração – SEA
E-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-1636 /(48) 99105-4085
http://www.sea.sc.gov.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *