Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Indicadores de Desempenho: Terceiro...

Indicadores de Desempenho: Terceiro ciclo, sexto encontro discute gestão pública

Em mais um encontro dos gestores do colegiado do governo catarinense para acompanhamento da evolução dos indicadores de desempenho, que norteiam o crescimento do Estado em todas as áreas, a temática central foi a gestão pública. Secretarias da Fazenda, da Casa Civil, Executiva de Comunicação, Controladoria-Geral do Estado, Procuradoria-Geral, Iprev e SC Par apresentaram novos indicadores que constam no programa ou fizeram um feedback dos indicadores que já haviam sido apresentados em reuniões anteriores. 

A Procuradoria-Geral do Estado abriu as apresentações com um feedback sobre litigiosidade administrativa e sobre as ações de arrecadação da dívida ativa com o Estado.

Em seguida, a Controladoria-Geral do Estado mostrou os indicadores sobre as prestações de contas de programas e projetos que estão em atraso, além de mostrar a evolução do programa Governo Aberto, que visa ampliar a transparência pública e a participação popular nas ações de gestão do Estado.

A Secretaria Executiva de Comunicação apresentou o indicador que trata da marca de Santa Catarina, por meio de uma pesquisa que foi desenvolvida pela Secretaria de Articulação Internacional da percepção das pessoas sobre o Estado. A Secretaria da Fazenda trouxe um panorama sobre as obras e as ações para aplicações dos recursos já captados pelo Estado via convênios ou projetos de captação, além do indicador que trata da execução dos recursos captados via operações de crédito. 

O Instituto de Previdência do Estado apresentou o indicador sobre o déficit previdenciário de acordo com os impactos de novas concessões previdenciárias ou da insuficiência arrecadatória. Também foram mencionadas algumas ações para equacionamento e equilíbrio financeiro-fiscal do sistema previdenciário que já estão em andamento.

A Casa Civil trouxe um feedback sobre a liberação das emendas parlamentares obrigatórias, desde 2019, em todas as áreas, além da distribuição dos recursos via Fundo Social, indicador monitorado pela primeira vez neste ciclo. O encontro encerrou com o indicador apresentado pela SC Par que trata da política de desestatização do Estado. 

O secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca conduziu os trabalhos, com a ausência do governador Carlos Moisés, que está cumprindo agenda internacional. “É perceptível a evolução e o amadurecimento das discussões sobre os indicadores apresentados, o que mostra tanto a consolidação dessa sistemática de trabalho, estabelecida pelo governador Carlos Moisés, como o engajamento dos órgãos no acompanhamento e na execução das ações, que são essenciais para entregarmos ainda mais e melhores resultados aos catarinenses”, disse ao fim do encontro. 


Texto e Fotos: Krislei Oechsler
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração