5. Governo do Estado pode...

Governo do Estado pode resolver lacunas de gestão com ajuda de alunos da graduação da UDESC

Os órgãos interessados em submeterem as demandas que precisam de reformulação podem se inscrever até o dia 20 de março, por formulário eletrônico (link), no projeto de Consultoria Disciplinar. A parceria firmada entre a Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC e a secretaria de Estado da Administração possibilita o intercâmbio com os estudantes do curso de Administração Pública. Eles vão aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para buscarem solucionar as demandas inscritas pelos órgãos.

Para este semestre as disciplinas que irão trabalhar na busca de soluções para o Estado são Gestão de Sistemas da Informação e Ética na Administração Pública. “Até o dia 20 de março iremos receber as demandas dos órgãos interessados, que irão compor o mix de problemas a serem analisados e selecionados pelos coordenadores do projeto” explicou Marcelo Eduardo Schubert, do Escritório de Gestão de Processos da Secretaria de Estado da Administração, que é quem coordena este projeto.

De acordo com Marcelo, após a análise e seleção das demandas pelos coordenadores do projeto, o responsável de cada órgão fará uma apresentação do seu problema na forma de um PITCH para que as equipes (alunos) possam escolher a demanda que melhor se identificam. Após a escolha das demandas, as equipes terão 04 meses para trabalhar, juntamente com os responsáveis de cada órgão e, ao final do semestre, deverão apresentar a proposta de solução desenvolvida aos respectivos responsáveis.

Consultoria Disciplinar

O projeto “Consultoria Disciplinar” foi idealizado em meados de 2019, por iniciativa do Governador Carlos Moisés juntamente com a Secretaria de Estado da Administração e integrantes da UDESC, para proporcionar mais interação entre órgãos do governo e a universidade, aproximando os alunos à realidade da gestão pública do Estado.

No ano passado o projeto abrangeu diversos órgãos e entidades do executivo Estadual, e envolveu professores e alunos do Curso de Graduação em Administração Pública e do Mestrado Profissional em Administração.

Em 2019, foram selecionados 14 problemas, de 07 órgãos distintos do governo estadual, relacionados a 04 disciplinas do curso de Administração Pública, que foram trabalhados pelos alunos com a supervisão dos respectivos professores. Ao final do semestre letivo, os alunos apresentaram aos responsáveis de cada órgão as propostas de solução, que foram avaliadas na possibilidade de aplicação dos resultados nas organizações.

Foto: Rafaela Gesser/Arquivo ASCOM

Texto: Rafaela Gesser