5. Governo aprimora gerenciamento de...

Governo aprimora gerenciamento de bens intangíveis do Estado com apoio do laboratório Nidus

Santa Catarina tem um vasto patrimônio público entre bens móveis (veículos, mobiliário, equipamentos etc), imóveis (terrenos e edificações) e bens intangíveis que são difíceis de serem mensurados ou avaliados por não terem um valor de mercado definido, como sites, softwares, marcas e logomarcas entre outros. Agora, com a parceria do laboratório de Inovação em Governo- Nidus, os bens intangíveis do Estado serão catalogados e avaliados.

“Com a mensuração dos bens intangíveis será possível adequá-los às políticas de gestão dos bens públicos, visando sempre os interesses e a conveniência para o Estado. Além disso, a gestão dos bens intangíveis também visa adequação à legislação de contabilidade do ativo público”, explica o diretor de Gestão Patrimonial da SEA, Wellinton Saulo da Costa.

Com a Reforma Administrativa do Governo do Estado a diretoria de Patrimônio da Secretaria de Estado da Administração passou a contar com a gerência de Bens Intangíveis para promover o gerenciamento destes bens.

O papel do laboratório Nidus

Encontrar soluções inovadoras para entrega de melhores serviços públicos por meio da interlocução com o ecossistema de inovação é o objetivo principal do laboratório Nidus. Uma das estratégias utilizadas é o lançamento de desafios que promovem a aproximação entre os órgãos públicos e startups. “Ao nos depararmos com um cenário sem soluções prontas no mercado para gestão de bens intangíveis, acionamos o Nidus para promoção deste desafio. Temos certeza que encontraremos uma solução inovadora que viabilizará a gestão destes bens”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da SEA- Félix Fernando da Silva.

“Esta é a fase de prospectarmos as soluções,  lançamos o desafio ao ecossistema e verificamos a aderência das propostas recebidas com o desafio lançado,” disse a coordenadora do Nidus, Luana Bayestorff.

Os órgãos do Estado que buscam solucionar desafios  em áreas finalísticas ou de gestão, podem procurar o Nidus para cadastramento do desafio e busca em conjunto das soluções viáveis. O contato pode ser feito por meio do site: nidus.sea.sc.gov.br