Sea

Secretaria do Estado da Administração

TÍTULO

SUB-TÍTULO

Governo aprimora gerenciamento de bens intangíveis do Estado com apoio do laboratório Nidus

Santa Catarina tem um vasto patrimônio público entre bens móveis (veículos, mobiliário, equipamentos etc), imóveis (terrenos e edificações) e bens intangíveis que são difíceis de serem mensurados ou avaliados por não terem um valor de mercado definido, como sites, softwares, marcas e logomarcas entre outros. Agora, com a parceria do laboratório de Inovação em Governo- Nidus, os bens intangíveis do Estado serão catalogados e avaliados.

“Com a mensuração dos bens intangíveis será possível adequá-los às políticas de gestão dos bens públicos, visando sempre os interesses e a conveniência para o Estado. Além disso, a gestão dos bens intangíveis também visa adequação à legislação de contabilidade do ativo público”, explica o diretor de Gestão Patrimonial da SEA, Wellinton Saulo da Costa.

Com a Reforma Administrativa do Governo do Estado a diretoria de Patrimônio da Secretaria de Estado da Administração passou a contar com a gerência de Bens Intangíveis para promover o gerenciamento destes bens.

 

O papel do laboratório Nidus

 

Encontrar soluções inovadoras para entrega de melhores serviços públicos por meio da interlocução com o ecossistema de inovação é o objetivo principal do laboratório Nidus. Uma das estratégias utilizadas é o lançamento de desafios que promovem a aproximação entre os órgãos públicos e startups. “Ao nos depararmos com um cenário sem soluções prontas no mercado para gestão de bens intangíveis, acionamos o Nidus para promoção deste desafio. Temos certeza que encontraremos uma solução inovadora que viabilizará a gestão destes bens”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da SEA- Félix Fernando da Silva.

 

“Esta é a fase de prospectarmos as soluções,  lançamos o desafio ao ecossistema e verificamos a aderência das propostas recebidas com o desafio lançado,” disse a coordenadora do Nidus, Luana Bayestorff.

Os órgãos do Estado que buscam solucionar desafios  em áreas finalísticas ou de gestão, podem procurar o Nidus para cadastramento do desafio e busca em conjunto das soluções viáveis. O contato pode ser feito por meio do site: nidus.sea.sc.gov.br