5. Estudantes de Administração Pública...

Estudantes de Administração Pública da Udesc Esag podem participar dos programas de gestão do governo catarinense

Estão abertas até o dia 8/2 as inscrições para o Programa de Residência em Gestão Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para a seleção de 18 bolsistas entre estudantes do curso de graduação em Administração Pública. Os selecionados atuarão como consultores de programas do governo catarinense, desenvolvidos pelas secretarias de Estado da Administração, Controladoria- Geral e Infraestrutura e Mobilidade.

São oferecidas duas modalidades de bolsas, com duração de 5 ou 12 meses, ambas de R$ 1.800 mensais.

Na secretaria de Estado da Administração, as áreas de consultorias estão relacionadas aos programas e atividades desenvolvidos pelas diretorias de Patrimônio, Tecnologia e Inovação, Gestão de Licitações e Contratos e Desenvolvimento de Pessoas. A atuação dos acadêmicos será acompanhada por professores da universidade, dentro dos quesitos solicitados e apontados pelos gestores públicos de cada área.

Uma reunião nesta terça-feira, 26, definirá mais detalhes sobre a atuação dos acadêmicos na SEA, onde serão identificados e definidos quais as lacunas a serem solucionadas pelos residentes junto aos sistemas administrativos da secretaria. Os trabalhos são coordenados pelo Escritório de Processos- Eproc.

Bolsas

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em Administração Pública da Udesc Esag que atendam também aos demais requisitos previstos no edital. As inscrições são feitas por formulário on-line.

Leia o edital e acesse o formulário de inscrição em
udesc.br/esag/administracaopublica/residencia.

Esta é a segunda turma de residentes do programa. Desta vez, haverá duas modalidades e três órgãos estaduais recebendo os estudantes. A modalidade com cinco meses de duração oferecerá oito bolsas, todas com atuação voltada à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), órgão que já havia recebido os residentes da primeira edição, encerrada em novembro.

A outra modalidade prevê 10 bolsas de 12 meses. São cinco bolsas para residências na Controladoria-Geral do Estado (CGE) e cinco na Secretaria de Estado da Administração (SEA). O Escritório de Processos (Eproc) da SEA, além de receber os residentes da secretaria, também atuará em colaboração com os demais órgãos nos projetos de consultoria dos estudantes.

Foto: Arquivo/UDESC

Programa

A Residência em Gestão Pública é resultado de uma parceria interinstitucional entre Governo do Estado, Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e Udesc Esag – por meio do Departamento de Administração Pública, responsável pelo curso de graduação na área.

O programa é um projeto de ensino de graduação destinado a aprimorar a formação profissional em Administração Pública por meio da experiência do Estágio Curricular Obrigatório em órgãos públicos do Poder Executivo Estadual.

As residências da segunda edição do programa terão início em 1º março, com término em 1º de agosto (bolsas de cinco meses) e em 1º de março de 2022 (bolsas de 12 meses). As bolsas são pagas com recursos doados por parceiro externo, sem custos para a Udesc ou para os órgãos estaduais parceiros.

Mais informações

Mais informações sobre a Residência em Gestão Pública podem ser obtidas com as coordenadoras do programa, Patrícia Vendramini (patricia.vendramini@udesc.br) e Larice Steffen Peters (larice.peters@ifsc.edu.br).

Principais datas do processo seletivo
o 21/01 a 08/02 – Inscrições
o 12/02 – Homologação das inscrições