Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Escritório de Gestão de...

Escritório de Gestão de Processos da SEA institui primeiro Nuproc do Estado junto à Fesporte

 

Para apoiar os órgãos do Poder Executivo catarinense na melhor gestão de seus processos internos, promovendo mais agilidade nas entregas, procedimentos e serviços às pessoas, o Escritório de Gestão de Processos- Eproc, ligado à secretaria de Estado da Administração, desenvolveu um modelo descentralizado de gestão, que permite a disseminação da cultura e metodologia de Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM) em todo o Estado. A primeira instituição a aderir ao modelo e instituir um núcleo próprio de gestão de processos- Nuproc foi a Fesporte, após vários encontros e tratativas realizadas ao longo das últimas semanas.

O modelo é baseado na atuação colaborativa, em que o Eproc fornece metodologia, acompanhamento e suporte constantes, enquanto os órgãos desenvolvem a melhoria da gestão de seus processos internos e, por meio de portaria, instituem o núcleo, com a indicação de pelo menos dois servidores da pasta.  

Com a instituição do Nuproc a Fesporte avança numa etapa importante para revisão e disponibilização de melhores serviços prestados aos cidadãos, além de ganhar mais autonomia para provocar inovações e melhorias internas por meio da gestão de processos, comenta Marcelo Eduardo Schubert, Coordenador do Eproc. “A estruturação formal de uma equipe de trabalho, pensando e analisando a execução dos processos com um olhar mais apurado permite que se identifiquem oportunidades de melhorias que nem sempre seriam percebidas no cotidiano das atividades”, disse. 

Agora, a Fesporte também avança no conhecimento interno da própria organização, identificando pontos críticos e gargalos em suas atividades e buscando minimizar erros na instituição de práticas mais eficazes. “Com a instituição do Nuproc, sob a orientação do Escritório de Gestão de Processos fornecendo as diretrizes e apoio metodológico às iniciativas, teremos em breve uma Fesporte mais forte e amadurecida em relação aos seus processos”, afirma o Presidente Kelvin Nunes Soares.

Para dar início aos trabalhos, no dia 18 de junho de 2021, foi realizada, pelo Eproc, uma apresentação de sensibilização com a participação de todos os gerentes e diretores da Fesporte na qual apresentou-se a proposta de trabalho, a importância e os benefício da gestão por processos.

A partir de agora, os membros que compõem o Nuproc participarão de uma capacitação em Gerenciamento de Processos de Negócio e passarão a atuar no levantamento e priorização de demandas, sempre com acompanhamento e orientação do Eproc nas ações de diagnóstico e melhoria dos processos de negócio.

Todo o trabalho é realizado primando pelos princípios da transparência e da boa gestão. “Em breve poderemos conhecer e ver os processos de trabalhos realizados pelo órgão, de forma transparente e publicados no portal de Dados Abertos do Governo”, disse o coordenador Marcelo.