Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Arquivo Público realiza visita...

Arquivo Público realiza visita guiada para alunos do 6º ano de escola de Itapema

A Secretaria de Estado da Administração (SEA), através do Arquivo Público de Santa Catarina (APESC), realizou nesta sexta-feira (16) visita guiada para grupo de alunos do 6º ano do Colégio Superação de Itapema. Os estudantes participaram da ação educativa “A Escola vai ao Arquivo” e conheceram mais sobre o trabalho realizado pelo APESC.

Durante a visita, os alunos exploraram diferentes espaços do Arquivo Público, como o local onde os documentos são guardados, o laboratório de restauro e conservação, a sala de processamento técnico e a sala de pesquisas. Essa imersão permitiu que eles entendessem a importância do arquivo na preservação da memória e da história do Estado.

O agendamento de visitas pode ser feito pelo e-mail contato:  gearp@sea.sc.gov.br.

“Uma das descobertas da visita foi a sala onde são desenvolvidas atividades educativas com base nos documentos do acervo do Arquivo Público. Essas atividades estimulam a curiosidade, despertam questionamentos e proporcionam um aprendizado enriquecedor”, explicou Juçara Wolff, gerente de Arquivo Permanente do APESC.

No encontro de hoje, os alunos participaram de três atividades: o “Jogo das Abreviaturas”, que desafiou os estudantes a decifrarem abreviaturas antigas encontradas em documentos históricos; o jogo “Você é um fiscal da fazenda”, onde eles aprenderam sobre o controle financeiro do Estado ao se colocarem no papel de fiscais da fazenda; e a experiência de escrever com pena e tinta ferrogálica, uma prática antiga que os aproximou ainda mais do passado.

A Escola Vai ao Arquivo

“A Escola Vai ao Arquivo” é uma iniciativa que incentiva a visita de estudantes ao Arquivo Público do Estado, proporcionando uma experiência única e enriquecedora para compreender a história e a importância dos documentos arquivísticos. Essas ações educativas contribuem para despertar o interesse pela preservação do patrimônio histórico e cultural, além de estimular o senso crítico e a pesquisa entre os jovens.

O Arquivo Público do Estado está aberto à comunidade educacional e convida outras escolas a participarem da iniciativa. O agendamento de visitas pode ser feito pelo e-mail contato:  gearp@sea.sc.gov.br.