Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Arquivo Público de SC...

Arquivo Público de SC comemora 60 anos com exposição virtual e acervo online

O Arquivo Público Histórico de Santa Catarina foi fundado em 1960 para guardar os registros documentais da atividade pública catarinense. Atualmente, são mais de seis milhões de páginas de documentos organizados em 200 conjuntos. Em função da pandemia, a consulta de parte destes arquivos está sendo feita de maneira virtual, neste link. O atendimento presencial está previsto para retornar no próximo mês.

 

Para celebrar os 60 anos da instituição, a equipe também organizou uma exposição virtual sobre as atividades relacionadas à saúde pública em Santa Catarina, nos séculos 19 e 20. Para conhecer o trabalho, basta acessar: www.saudepublicaapesc.wordpress.com.

 

Além disso, há um projeto em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina para digitalização dos volumes de importância histórica e os mais acessados. “A ideia é ampliar o acesso às informações dando mais visibilidade aos documentos, contribuindo com a construção da cidadania”,  disse a diretora do Arquivo, Aline Ramos. O convênio com o Ministério Público está em fase adiantada, faltando a licitação para contratação de empresa para digitalização.

Outro projeto em andamento é realocar o acervo do Arquivo Histórico em sede própria, no Centro da Capital.