Sea

Secretaria de Estado da Administração

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Arquivo Público: Compreender o...

Arquivo Público: Compreender o passado é o primeiro passo para construir o futuro

Provar, conhecer, compreender, preservar. São inúmeras as palavras utilizadas para conceber a importância de um Arquivo Público. Pedaços de papel que formam a história de uma comunidade, contando seus percalços, suas vitórias, suas vidas aqui vividas. Hoje, dia 9 de junho, é celebrado o Dia Internacional dos Arquivos. A data remete a 1948, quando a UNESCO criou o Conselho Internacional dos Arquivos. Desde então, os papéis de uma sociedade não servem apenas como meros comprovantes de atos, mas sim, como pedaço importante de nós mesmos, cidadãos. O arquivo serve a todos! É de todos!
Aqui em Santa Catarina, Estado cheio de memórias, o arquivo foi primeiramente idealizado pelo engenheiro civil Hercílio Pedro da Luz, ainda em 1898. De lá pra cá, sob a gestão da Fundação Escola de Governo ENA, acumula 130 mil códices/livros ou 6 milhões de folhas de registros, que estão organizados em mais de 200 conjuntos documentais dedicados à gestão, preservação e difusão da documentação que registra a história administrativa de Santa Catarina desde o século XVIII, garantindo o acesso aos documentos públicos e históricos de interesse da sociedade.
Somam-se a esse patrimônio documental um acervo cartográfico de mais de 4 mil mapas, plantas e croquis, 9 mil imagens iconográficas, 700 materiais multimeios e uma biblioteca de apoio que acomoda mais de 5 mil volumes bibliográficos textuais, dentre eles obras raras datadas entre 1752 e 1959.
Nosso arquivo já venceu realocações, separações, extinção e recriação, até mesmo a força das águas. Ele resiste para que a história de Santa Catarina não se perca ao vento. Recebe de braços abertos alunos, pesquisadores, cientistas e curiosos. Retrata uma sociedade que luta e sempre lutou por um lugar melhor para se viver. Compreender a força de nossa história, pelos documentos e fotos do passado é conhecer como dar o primeiro passo rumo ao nosso futuro, pois ele não é finito, a história de hoje , analógica ou digital, será a fonte de informação do amanhã através do Arquivo Público de Santa Catarina.


Texto: Rafaela Gesser

Fotos: Arquivo ASCOM

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Adminsitração