Servidores recebem treinamento para melhorar fiscalização e transparência das Organizações Sociais em Saúde

Os servidores das Secretarias de Estado da Administração e da Saúde participaram na tarde desta segunda-feira, 9, do treinamento para a implantação do Sistema de Prestação de Contas Econômico-Financeiro (SIPEF). O sistema faz parte do novo formato de gestão das Organizações Sociais em Saúde (OSS) e tem por objetivo   aperfeiçoar a gestão, a fiscalização e a transparência dos recursos públicos estaduais transferidos às Organizações Sociais, para prestarem serviços e fornecerem insumos às instituições de Saúde do Estado. .

O treinamento dos servidores aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde, e serviu para tirar dúvidas e mostrar a plataforma eletrônica desenvolvida para a prestação de contas, prevista na Instrução Normativa SEA Nº 04/2021.

Sobre a gestão via Organizações Sociais

Atualmente, sete unidades hospitalares são administradas por Organizações Sociais em Saúde. Com a Reforma Administrativa do Governo do Estado, o Programa Estadual de Incentivo às Organizações Sociais passou a ser coordenado pela Secretaria de Estado da Administração, que vem empreendendo esforços, juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde, para aperfeiçoamento deste modelo de gestão.

Com o aperfeiçoamento e consolidação do Programa Estadual de Incentivo às Organizações Sociais, a Secretaria de Estado da Administração já formalizou consulta a outros órgãos sobre o interesse em descentralizar as atividades e os serviços públicos, atuais ou supervenientes às Organizações Sociais prestados aos catarinenses.

Unidades hospitalares administradas por Organizações Sociais em Saúde em SC:

1) Hospital Florianópolis (HF) – Organização Social Instituto Maria Schmitt de Desenvolvimento de Ensino, Assistência Social e Saúde do Cidadão (IMAS)

2) Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) – Organização Social Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE)

3) Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) – Organização Social Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE)

4) Hospital Regional Deputado Afonso Guizzo (HRA) – Organização Social Instituto Maria Schmitt de Desenvolvimento de Ensino, Assistência Social e Saúde do Cidadão (IMAS)

5) Hospital Materno Infantil Dr.Jeser Amarante Faria (HJAF) – Organização Social Hospital Nossa Senhora das Graças

6) Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB) – Organização Social Instituto Santé

7) Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) – Organização Social Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS)