Nidus completa um ano com propostas de inovação para todas as áreas do Governo catarinense

Há um ano, o Nidus, Laboratório de Inovação de Santa Catarina se tornava realidade. Com a inauguração da estrutura na Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE, o laboratório, que é vinculado à Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, abriu espaço para ideias e projetos voltados à inovação da gestão pública estadual.

Os desafios de implantação de uma nova cultura organizacional, voltada para inovação de processos e condutas, além de ajudar o cidadão a acessar serviços do Estado de forma prática, digital e segura, foi o que motivou a equipe do NIDUS a alinhar parcerias com a iniciativa privada, e ouvir os servidores, buscando uma construção compartilhada de um novo futuro, mais inovador e eficiente.

Inauguração do NIDUS, em dezembro de 2019. Foto: Arquivo SECOM

De acordo com a gerente de Inovação da DITI, Luana Bayestorff neste primeiro ano foram realizados 11 webinares de temas ligados a inovação da gestão pública, 11 desafios lançados, e 151 novas startups conectadas, além do programa destinado aos servidores do estado Nidus Motivator. “Foram muitas as ações e conquistas, desafios mapeados, participações em eventos, estudos técnicos dentre outras atividades. Sempre com o objetivo de que a inovação aberta aconteça cada vez mais no cotidiano do Estado de Santa Catarina e que as soluções inovadoras proporcionem serviços mais eficientes ao cidadão e um estado mais dinâmico e voltado às demandas da sociedade atual”, afirma Luana.

E não para por aí. Luana comenta das ações que já estão sendo projetadas para 2021 “ Já temos programados projetos com a Defesa civil, IMA, Santur, Arquivo Público de Santa Catarina, além de uma nova parceria de editais de fomento com Fapesc”.

Foto: Arquivo ASCOM/SEA

Para o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, o Nidus reflete os anseios do governo por inovações para melhoria dos serviços prestados. “Somos pioneiros no País em idealizarmos um laboratório dentro de um ambiente que reúne as principais corporates e empresas na área de inovação do Brasil e do mundo. Isso impulsiona a busca por soluções para todas as áreas do governo” afirma.

Webinar traz desafios de inovação para servidores

Para celebrar este primeiro ano de atuação, acontece nesta quarta-feira, 3, o Webinar “Por que eu não penso fora da caixa?”. O evento é totalmente online e gratuito. A conversa acontecerá às 16h no canal do Youtube do NIDUS (entra link) e será sobre competências e habilidades do servidor público do futuro, que vai muito além da formação acadêmica. O evento conta com a participação do Secretário Jorge Eduardo Tasca, da Parapsicóloga clínica, Francieli Parizotto Schulz, e da equipe WeNidus.

Fotos: Arquivo
Texto: Rafaela Gesser