Mais perto do futuro: começa o Hackathon #DesenvolveSC

19 DE OUTUBRO 2019

Expectativas, descontração e uma pitada de ansiedade. Este foi o clima a da abertura do Hackathon #DesenvolveSC, que aconteceu na noite desta sexta-feira, 18 no Centro e Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – CIASC. O Evento, que vai até domingo, 20, estreou a sua 3° edição com a exposição dos desafios propostos aos maratoneiros, que neste ano abrange a área de saúde e educação, além da formação das equipes e escolha dos problemas a serem trabalhados pelos participantes.

Servidores da educação e da área da saúde lançaram as propostas. Para a saúde pública do Estado foram apresentados os seguintes temas: Absenteísmo em consultas e exames, Chamada do Samu para surdos e Feedback no atendimento hospitalar. Já para a Educação foram elencados os temas de Transporte Escolar, Novo Ensino Médio e Família na Escola.

Luan, de apenas 10 anos de idade, está entre os participantes do desafio e acredita em seu potencial. “temos boas ideias e uma boa equipe. Acredito que temos a chance de ganhar a competição” afirmou. O Programador mirim almeja o prêmio máximo, de R$ 7.000,00 que será entregue a equipe que convencer os jurados com uma proposta de produto mínimo viável, com a justificativa apresentada perante a banca examinadora.

De acordo com o Diretor de Tecnologia e Inovação, Felix Fernando da Silva, o evento é apenas um primeiro passo para um programa mais amplo que abrange a inovação no estado “A intenção é inaugurar um grande calendário de eventos que contemple a inovação aliada a tecnologia, a fim de buscar os melhores serviços para o cidadão” disse.

O presidente do Ciasc Sérgio André Maliceski, também deu as boas-vindas aos participantes do Hackathon, e destacou a importância de eventos como este no Estado. “A busca por soluções digitais é uma realidade no CIASC, por isso acreditamos na importância dessa aproximação com outros profissionais e parceiros. Pois nos estimula a buscar mais avanços e soluções eficientes para o cidadão”, ressaltou.

Além das boas vindas, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir o convidado da noite, o palestrante André Tamura, fundador da WeGov, que conversou com os participantes sobre o tema “Resolvendo o problema certo – a inovação necessária no setor público”. Em três etapas, ele falou sobre os caminhos que devem ter traçados para que se chegue a solução ideal para os temas propostos.

O fim de semana ainda promete muitas surpresas e trabalho. As secretarias de Estado da Saúde e Educação, vão atuar como mentoras dos participantes, interagindo, fornecendo informações e trocando experiências. Eles ainda vão poder participar de oficinas e workshops, além da troca de experiências e possibilidade de negócios e, claro, diversão.

O Hackathon #DesenvolveSC é promovido pela Secretaria de Estado da Administração e o Centro de Informática e Automação do Estado (CIASC), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), grupo VIA Estação Conhecimento do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Secretaria da Educação e Secretaria de Saúde. A maratona de desenvolvimento de soluções iniciou nesta sexta-feira, dia 18, e se estende até o domingo.

Fotos e Texto: Rafaela Gesser