Laboratório de Inovação do Governo SC- Nidus- tem projetos selecionados para maior evento de Inovação da América Latina

Dois projetos do NIDUS – Laboratório de Inovação do Governo de Santa Catarina foram selecionados para serem apresentados na Semana de Inovação 2021, maior evento sobre o tema da América Latina. O evento é realizado pelo Governo Brasileiro, por meio da Escola Nacional de Administração Pública- Enap, Tribunal de Contas da União, Ministério da Economia e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), para fomentar e disseminar a cultura da inovação entre os agentes públicos para a transformação das organizações.

“Quando começamos a estruturar o laboratório de inovação do Governo do Estado, atendendo determinação do Governador Carlos Moisés, projetamos algo além do que já havia em outros estados da federação. A inserção do Nidus no ecossistema de inovação catarinense, por meio de uma parceria com a ACATE, impulsiona ainda mais a inovação dentro dos segmentos governamentais”, disse o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.”

De acordo com a coordenadora do NIDUS e Gerente de Inovação em Governo da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração,  Luana Bayestorff, os projetos selecionados para o evento refletem a evolução do Nidus nestes quase 2 anos de existência e como já se tornou uma referência Nacional. Nesta edição vamos contar como criamos os ciclos do programa de inovação aberta  e como a cooperação estabelecida com os voluntários é benéfica tanto para o Nidus, quanto para os voluntários.

Os projetos selecionados são os seguintes:

• Repensando os Desafios no setor público: A Experiência de Santa Catarina com Ciclos de Inovação Aberta no Governo do Estado: Promover inovação aberta nos governos não é algo simples, nesta roda você vai saber como o Governo de Santa Catarina incluiu inovação aberta na sua agenda, sob a ótica de alguns órgãos(Junta Comercial e Defesa Civil) que aderiram ao Programa de Inovação Aberta do NIDUS, falaremos como funciona esta metodologia inédita, pautada nos desafios e não em soluções, além da experiência de estar inserido no maior ecossistema de inovação da América Latina, fora de uma estrutura de governo e, é claro, como funciona cada um dos ciclos de inovação aberta criados pelo NIDUS.
  • Voluntariado e a construção do conhecimento no laboratório de inovação do Governo de Santa Catarina: Em um bate-papo descontraído, vamos falar sobre a experiência do trabalho voluntário junto ao laboratório Nidus. Os participantes vão dividir suas motivações, desafios e as razões que os levaram a atuar como voluntários do Nidus. Além disso, vão compartilhar como o aprendizado adquirido os impactou nas atividades laborais e como conseguiram mudar o setor em que atuam.

Sobre a semana de Inovação

O evento acontecerá entre os dias  9 e 12 de novembro  e terá como tema “Ousar Transformar”. A semana pretende fomentar a discussão, a troca experiências e uma mentalidade mais disruptiva na Administração Pública. Além disso, favorece e dissemina a cultura da inovação entre os agentes públicos e apresenta tendências e possibilidades para a transformação das organizações. Por isso, a realização da Semana de Inovação, principalmente em um cenário tão desafiador, é essencial para o debate sobre o papel da inovação e da transformação do setor público para a superação dos desafios da sociedade.

Ainda sob a realidade transformada pela pandemia, o evento – assim como a edição de 2020 – seguirá virtual, gratuito e interativo. A programação será on-line e as atividades serão planejadas de forma a criar uma experiência dinâmica, gamificada e única com a presença de palestrantes renomados. Mais informações em: https://semanadeinovacao.enap.gov.br/

Texto: Rafaela Gesser