Indicadores dos modais de transporte, integração de inteligência da Segurança e da Internet Rural são apresentados na Reunião de Colegiado

Realizada no auditório da SEA, a Reunião de Colegiado do Governo de Santa Catarina desta terça-feira (03) contou com a apresentação de indicadores de Desempenho de áreas das secretarias de Estado da Agricultura (Observatório do Agronegócio, Internet Rural), da Infraestrutura e Mobilidade (modais hidroviário, ferroviário e aeroviário) e do Colegiado Superior de Segurança Pública (integração de sistemas e integração das inteligências de Segurança Pública).

O gestor de estatística e análise da Segurança Pública de Santa Catarina, Davi Novelo, demonstrou a evolução da integração dos sistemas. O avanço tem sido importante em áreas sensíveis às investigações e atividades policiais, como integração que começa a ser viabilizada com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com a Receita Federal, já iniciada.

Entre os grandes desafios para a integrar sistemas de interesse à Segurança Pública, estão mudanças de procedimentos e sistemas operacionais de diferentes órgãos, que obrigam o governo a adaptações. “Outros Estados tem avançado em integração de sistemas, mas se nós conseguirmos realizar a integração conforme a proposta do governo, Santa Catarina será a referência para o resto do país”, destacou Novelo.

Internet Rural

Os indicadores da Internet Rural mostraram que o programa está avançando. A expectativa é de que ele já comece a atender 30 municípios neste ano. Um dos entraves para que a maior parte das cidades do Estado possa dispor do Conecta Agro SC já em 2022 é a entrega do projeto técnico. “Na parte operacional, as decisões já foram tomadas. Chegamos à conclusão de que a fibra ótica é a opção mais robusta para levar a internet às áreas rurais de Santa Catarina”, explicou o secretário da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto.

Modais de transporte

Os projetos do governo para os modais aeroviário, hidroviário e ferroviário também evoluem. O governo está executando ações em 10 dos 16 aeroportos que operam regionalmente em Santa Catarina. O grande desafio está na regularização destas estruturas. Nos modais ferroviários, o desafio é iniciar os projetos dos dois trechos definidos: o Corredor Ferroviário entre Chapecó e Correia Pinto, e a Ferrovia Interportos, entre Araquari e Navegantes. Os investimentos nos dois projetos somam R$ 62 milhões.

Já o modal hidroviário conta com 10 projetos executados ou em execução – destaque para a Nova Bacia de Evolução do Rio Itajaí, entregue no início de 2020. A obra custou R$ 120 milhões. Outro projeto importante é o desassoreamento da Barra do Camacho, em Jaguaruna.